MERCADO EM EXPANSÃO
Ceará lidera a produção do Nordeste de energia solar fotovoltaica com 206,3 MW
Por Marcelo - Em 10/09/2021 às 1:20 PM
A criação da nova bandeira tarifária de escassez hídrica, mais onerosa para os bolsos dos brasileiros, coloca a energia solar como uma excelente alternativa para fugir das altas tarifas. Já no primeiro semestre de 2021, a instalação de painéis solares no Brasil cresceu quase 50% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
No ranking brasileiro, o Ceará já figura como o primeiro no Nordeste em potência de energia solar instalada, com mais de 14 mil conexões e 206,3 MW instalados, que beneficiam 18,4 mil consumidores em 98,4% dos 184 municípios cearenses. E a expectativa é que, nos próximos anos, essa matriz energética tenha crescimento exponencial.
“Cerca de 80% dessas novas instalações são de clientes residenciais. Os constantes aumentos na conta de energia estão fazendo os consumidores pensarem em alternativas para economizar. E o principal incentivo para se ter uma geração própria de energia é, com certeza, a redução de custos no orçamento familiar”, disse Jonas Becker, coordenador estadual da Absolar no Ceará e diretor presidente da Eco Soluções em Energia.