CARCINICULTURA EM ALTA

Ceará lidera a produção nacional de camarão pelo sexto ano consecutivo

Por Marcelo - Em 20/10/2022 às 4:56 PM

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) aponta que Ceará registrou a maior produção do crustáceo em volume, no Brasil, pelo sexto ano consecutivo. O levantamento mostra os dados do período de 2015 a 2021, e constata que no ano passado o Estado produziu cerca de 55,6 mil toneladas de camarões. Isso é mais que o dobro do segundo colocado, o Rio Grande do Norte, que chegou a 26 mil toneladas em 2021.

Carcinicultura segue em expansão nos municípios do interior cearense         Foto: Divulgação

De acordo com Luiz Paulo Sampaio, presidente da Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC), o crescimento se deve à produção nos municípios mais distantes dos estados. “Por conta dos grandes avanços da tecnologia, conseguimos levar a produção de camarões para diversos municípios, deixando de ficar apenas nas partes litorâneas. Hoje, você consegue encontrar agricultores que fizeram a transição e adotaram a aquicultura em diversos municípios, como Morada Nova e Russas”, destacou.

A água salobra encontrada em boa parte do interior do Ceará, favorece o desenvolvimento da carcinicultura e amplia a renda desses donos de propriedades rurais. Como o lucro com o cultivo de camarão em cativeiro é superior ao de aves e caprinos, por exemplo, muitos criadores decidiram mudar a sua produção e vem ampliando sua renda.

Atualmente, a associação registra cerca de 52 municípios com presença de produtores de camarão no interior cearense. Para incentivar o consumo do crustáceo, a APCC também vai realizar o Festival do Camarão em Fortaleza, no mês de novembro, com apoio da Abrasel.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business