DADOS DA ANAC
Ceará lidera o movimento de turistas do exterior no Norte/Nordeste há seis meses
Por Marcelo - Em 28/10/2024 às 12:46 PM
Pelo sexto mês consecutivo, o Ceará se destaca como o principal destino no transporte de passageiros internacionais entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Somente em setembro, o Estado registrou um fluxo de 34.442 passageiros em sua malha aérea internacional. Esse volume coloca o Ceará à frente de Pernambuco, em segundo lugar, e Bahia, em terceiro, no ranking regional.
No âmbito nacional, o Ceará ocupa a sétima posição, logo após grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. “Desde abril, o Ceará lidera esse ranking, apresentando um crescimento expressivo na chegada de turistas internacionais. Esse resultado é reflexo dos esforços do Governo do Estado para expandir a malha aérea e promover nosso destino, tornando o Ceará uma opção atraente para visitantes estrangeiros”, ressalta Yrwana Albuquerque, titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE).
Acumulado anual
De janeiro a setembro, o Ceará consolidou sua liderança no fluxo de turistas internacionais entre os estados das regiões Norte e Nordeste, com as capitais da Bahia e de Pernambuco nas segunda e terceira posições, respectivamente. Prova de que o trabalho de divulgação do destino em feiras e eventos globais, tem sido feito de forma assertiva.
A malha aérea internacional do Ceará inclui voos para Lisboa, que recentemente foram ampliados de sete para nove frequências semanais; para Paris, agora com cinco frequências; além de Miami, com cinco voos por semana desde junho. As rotas para Orlando e Buenos Aires também serão incrementadas, passando para três frequências semanais em dezembro.
Nova rota
No mês que vem, o Ceará inaugurará uma nova rota internacional para Santiago, operada pela companhia aérea Latam. O voo para a capital do Chile terá início em 29 de novembro, será realizado aos sábados por uma aeronave Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros, sendo 162 na Econômica e 12 na Econômica Premium.
O trajeto Fortaleza-Santiago terá duração aproximada de 6h30, decolando de Fortaleza às 14h45 (horário local) aos sábados e retornando de Santiago aos domingos às 6h50 (horário local). Essa nova rota direta reduzirá em até três horas o tempo de viagem em relação ao trajeto atual com conexão em São Paulo, facilitando o acesso entre o Ceará e o Chile.
A expansão da malha aérea internacional fortalece ainda mais a posição do Ceará como um destino turístico de referência, conectando uma região com grandes atrativos – praia, serra sertão -, a um público global e promovendo o desenvolvimento econômico em todo o território cearense.