Ceará oficializado para sediar centro regional de segurança e inteligência
Por Admin - Em 15/03/2018 às 3:41 PM
O Ceará foi oficializado, hoje, como primeiro estado a receber um Centro Integrado de Inteligência e Controle para o Combate ao Crime Organizado do Brasil. Sua atuação acontecerá em toda a Região Nordeste.
Em solenidade realizada no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana recebeu o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann; o governador do Piauí, Wellington Dias, e o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, para assinar o Termo de Compromisso.
Somente o Governo Federal vai liberar R$ 2 milhões para a aquisição de equipamentos a serem usados pelas equipes que serão responsáveis pelas atividades integradas de inteligência em todo o Nordeste.
A ação é resultado de demanda encaminhada pelo Governo do Ceará, durante reunião dos governadores dos estados nordestinos. Camilo sugeriu a criação do centro no Nordeste e ofereceu o Estado para recebê-lo, devido à sua localização geográfica estratégica, sendo acatado por unanimidade.
Durante a cerimônia que oficializou a ordem de implantação do equipamento, Camilo Santana destacou que o Centro de Inteligência integrará a atuação das forças federais com as polícias Civil, Militar, em parceria do Ministério Público e Poder Judiciário para intensificar o combate ao crime organizado.
“Isso é uma conquista do povo do Nordeste e do povo brasileiro. Quero registrar a decisão política do Governo Federal de assumir essa questão do problema da Segurança Pública, que é um anseio de todo o País. Precisamos dizer a todos que o Estado é mais forte e é maior do que essas organizações criminosas”, disse Camilo Santana.
Solenidade oficial lotou o auditório do Palácio da Abolição, na manhã de hoje
Foto: Balada IN