Ceará quer atrair novos investimentos em energias renováveis
Por Admin - Em 25/07/2018 às 3:36 PM
O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), participa, amanhã, do 10º Fórum Nacional Eólico, em Natal. Na sessão “O papel dos governos estaduais no desenvolvimento da indústria eólica brasileira”, o titular do órgão, César Ribeiro, apresentará estratégias do Estado para atrair investimentos em energias renováveis, sobretudo eólicos.
“Fomos convidados para ver quais as políticas que o Ceará vem implementando na questão da energia eólica, os incentivos que estão sendo concedidos para a atração de novos investimentos. Há grandes projetos para serem apresentados e o Estado está trabalhando muito para voltar a ser protagonista no setor”, disse César Ribeiro.
O Ceará possui 78 usinas eólicas operando, com capacidade de 2,01 GW, e mais 13 em construção, com 285,9 MW. O Ceará possui um programa de incentivos fiscais específico para energias renováveis, o Programa de Incentivos da Cadeia Produtiva Geradora de Energias Renováveis (PIER).
Com ele existe a simplificação do licenciamento ambiental; é realizada a produção do Novo Atlas Eólico e Solar; ampliação da capacidade de escoamento de energia com mais linhas de transmissão; além de articulação com diversos setores da cadeia eólica.
Para o próximo leilão A-6, previsto para 31 de agosto, o Ceará cadastrou 100 projetos eólicos, com oferta de 2,88 GW, que devem ser concluídos em seis anos. “Nesse leilão foram cadastrados 926 projetos eólicos e o nosso estado apresentou 100. Será muito concorrido e o Ceará está se habilitando de forma estrutural, para poder conseguir trazer ainda mais investimentos e, para isso, temos de ter um ambiente atrativo”, disse Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC.
Ceará quer resgatar seu protagonismo na geração de energia eólica nos próximos anos
Foto: Divulgação