MERCADO DE TRABALHO

Ceará registra a segunda menor taxa de desemprego do Nordeste no 2TRI22

Por Marcelo - Em 12/08/2022 às 4:13 PM

A taxa de desemprego no Ceará, no segundo trimestre de 2022, ficou estimada em 10,4%. Isso representa estabilidade em relação aos três primeiros meses do ano e queda em relação ao mesmo período do ano passado. Mas, o Estado foi o segundo da Região Nordeste com menor índice de desemprego, confirmando a pujança do desenvolvimento econômico cearense.

Geração de empregos formais está em ritmo de crescimento no Estado         Foto: Divulgação

Já a população ocupada, estimada em 3,6 milhões, cresceu 5,6% na mesma comparação, o que significa um acréscimo de 188 mil pessoas com emprego. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

De acordo com o levantamento nacional realizado pelo IBGE, outros cinco estados registraram estabilidade. E o Ceará foi o segundo do Nordeste com o menor índice de desemprego, ficando atrás do Piauí, que registrou 9,4%. O Estado tem, atualmente, cerca de 412 mil pessoas em busca de um posto de trabalho com carteira assinada.

No Brasil

Na média nacional, a taxa desemprego ficou no 9,3% no segundo trimestre, ante 11,1% verificada de janeiro a março deste ano. A taxa de desemprego caiu em 22 das 27 unidades da federação no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses deste ano, segundo o estudo do IBGE.

Os piores índices com relação à falta de empregos celetistas foram registrados nos estados da Bahia (15,5%), Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%). Na outra extremidade, as menores taxas de desemprego ficaram com Santa Catarina (3,9%), Mato Grosso (4,4%) e Mato Grosso do Sul (5,2%).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business