
DADOS DO BC
Ceará registra maior crescimento econômico do Nordeste e é o 3º no ranking nacional
Por Marlyana Lima - Em 26/02/2025 às 1:20 PM

O desempenho cearense também superou a média de crescimento de todas as regiões do país
O Ceará encerrou 2024 com um avanço de 5,5% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), conforme dados divulgados pelo Banco Central (BC). O desempenho coloca o estado como a terceira unidade federativa com maior crescimento econômico no Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina (5,7%) e Pará (5,6%). No Nordeste, o Ceará lidera com folga, superando estados como Pernambuco (4,7%) e Bahia (3,1%).
O índice alcançou 159 pontos , um avanço expressivo em relação aos 151 pontos registrados em 2023. O resultado representa o maior crescimento percentual anual desde 2010, quando o estado registrou uma alta de 6,9% .
O desempenho cearense também superou a média de crescimento de todas as regiões do país, como Norte (4,8%), Nordeste (4,0%), Sudeste (3,2%), Sul (4,2%) e Centro-Oeste (2,9%). Além disso, foi superior ao crescimento de estados economicamente mais robustos, como São Paulo (3,8%) e Minas Gerais (3,0%) .
Embora o resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará ainda não tenha sido divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o IBCR funciona como uma espécie de prévia do PIB, sendo amplamente utilizado para monitorar a atividade econômica. O índice leva em consideração fatores como produção industrial, comércio, serviços, agropecuária e arrecadação de impostos federais.
Com o ritmo acelerado de crescimento, o Ceará se consolida como um dos motores econômicos do Brasil, destacando-se pelo seu dinamismo e capacidade de expansão em setores estratégicos.
Mais notícias


varejo de moda
