CONECTIVIDADES
Ceará se consolida como principal porta de entrada e saída do Brasil
Por Marcelo - Em 08/01/2020 às 6:34 PM
O Ceará vem se consolidando como um ponto estratégico no Brasil de entrada e saída para o mundo, por meio de novas parcerias com diversos países, em todos os continentes, a fim de que possa dar mais impulso ao seu desenvolvimento social e econômico.
O governador Camilo Santana conseguiu trazer para o Estado grandes projetos de origem internacional, como a Trinca de Hubs – o Hub aéreo da Air France-KLM-Gol; o Hub tecnológico com a central de cabos de fibra óptica liderada pela multinacional Angola Cables, e o Hub portuário, com a entrada da Porto de Roterdã como acionista no Porto do Pecém.
Apresentou, ainda, as potencialidades de investimentos no Ceará a representantes de diversos países como Estados Unidos, China, França, Portugal, Itália, Singapura, Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, dentre outros.
Segundo o secretário para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, César Ribeiro, em 2019, várias portas foram abertas ao Estado. “Quando o Ceará se lança ao mundo para mostrar seu potencial, fortalece suas relações internacionais e suas conexões com governos, pessoas e instituições. Estamos fazendo muito mais do que diplomacia e prospecção de investimentos, estamos também trocando experiências e buscando aprender com situações exitosas”, disse.
O Governo do Ceará realizou várias missões internacionais no ano passado, a países como Estados Unidos, Portugal, China, Cingapura, Espanha, Alemanha, França e Itália. Nessas missões destacam-se ações nas áreas da educação; infraestrutura; saúde; segurança pública; atração de investimentos; gestão, e muito mais.
Além disso, o Estado recebeu visita de embaixadores da Áustria, Bélgica, China, Dinamarca, Itália, Luxemburgo, Nicarágua e Vietnã, bem como dos cônsules da Argentina, Cuba, França e Estados Unidos.
E para completar esta busca incessante por novas parcerias, o governador Camilo Santana buscou uma aproximação com a Sociedade Consular, formada por representações de 24 consulados honorários da Alemanha, Áustria, Bélgica, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça, entre outros países.