DESEMPENHO NO 3TRI24

Ceará tem melhor resultado no mercado de fusões e aquisições do Nordeste

Por Marcelo - Em 08/11/2024 às 12:25 PM

O mercado de fusões e aquisições no Nordeste apresentou retração e concentração setorial no terceiro trimestre de 2024, mas na região Nordeste o Ceará teve o melhor desempenho. De acordo com a TTR Data, plataforma internacional de dados e inteligência em M&A, o volume de transações na região foi 9% menor em comparação ao mesmo período de 2023. Apesar disso, o Ceará se destaca pelo número de operações realizadas, com 31% do total, seguido pela Bahia (25%) e Pernambuco (16%). Juntos, eles responderam por 72% das transações de M&A no 3TRI24 deste ano.

Mercado de M&A no Nordeste registrou a melhor performance no Ceará

Este levantamento foi analisado ​​pela Deloitte, referência global em serviços profissionais. “Os dados revelam que, embora tenha obtido uma recuperação em relação aos anos da pandemia, o mercado ainda encontra desafios para alcançar o nível de atividade em M&A observado em 2023“, pontua Edson Cedraz, sócio-líder da Deloitte para as regiões Norte e Nordeste, além do escritório de Brasília e Setor Público.

O setor de Energia e Infraestrutura foi o mais ativo nas operações de M&A no Nordeste durante o período, concentrando 28% dos negócios concluídos e em andamento. Em seguida, Tecnologia da Informação além de Bens e Serviços de Consumo que registraram, respectivamente, 16% e 12% do total. “As transações no setor de energia destacam a relevância da transição energética para a economia da região. No entanto, os setores como Serviços Financeiros tiveram menor participação, sinalizando que, apesar dos esforços para diversificar investimentos, a prioridade ainda recai sobre setores estratégicos, como energia e infraestrutura”, avalia Cedraz.

Os dados nacionais da TTR Data mostram que Tecnologia da Informação, Bens e Serviços de Consumo, e Energia e Infraestrutura representaram 67% das fusões e aquisições no terceiro trimestre de 2024. Em comparação, observe-se que as transações nesses segmentos nos grandes centros tendem a envolver valores mais elevados do que as registradas no Nordeste.

“Apesar dos desafios para ampliar a diversidade setorial, o Nordeste está se consolidando como protagonista em áreas de relevância nacional, especialmente em energias renováveis ​​e infraestrutura portuária. A região também vem se destacando com hubs tecnológicos, como o Porto Digital, em Recife, e polos de hidrogênio verde em diversos estados. Para garantir um crescimento sustentável, é essencial atrair investimentos em setores emergentes e avançar em políticas que promovam competitividade e inovação”, conclui Reinaldo Grasson, sócio de Corporate Finance da Deloitte.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business