Ceará tem uma das maiores médias de produção de energia eólica do Brasil
Por Admin - Em 23/05/2018 às 3:45 PM
Três parques de energia eólica situados no Ceará têm operado com maior eficiência em fator de capacidade, segundo o Ranking Operacional de Energia Eólica, divulgado em abril e que aponta os números do primeiro bimestre de 2018.
De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), parques da Echoenergia localizados nos Complexos Eólicos Ventos de Tianguá – EOL Tianguá, EOL Vento Formoso e EOL Morro do Chapéu -, aparecem entre os seis maiores do Brasil em média de fator de capacidade.
Esse índice mede o grau de aproveitamento dos aerogeradores para produzir energia eólica. Além da qualidade dos ventos, todos os procedimentos envolvidos na implantação e na operação influenciam no resultado, que ficou acima de 60% – mais que o dobro da média mundial de 24,7%, segundo dados do Ministério de Minas e Energia.
Isso demonstra a capacidade de produção desse tipo de energia limpa que o Ceará possui, pois já foi o maior gerador do Brasil e, atualmente, encontra-se na terceira colocação, mas poderá retomar a liderança em breve, dependendo apenas de uma elevação nos investimentos. Afinal, aqui já existem fabricantes de pás, aerogeradores e torres eólicas.
Para o CEO da empresa, Edgard Corrochano, os resultados são reflexo da eficiência operacional que faz parte do DNA da empresa. “A Echoenergia foi criada com um forte planejamento focado em mitigar riscos e alcançar a máxima geração energética”, enfatizou o executivo.
Ventos de Tianguá registrou um fator de capacidade de 65,4%, o segundo mais elevado do Brasil
Foto: Divulgação