MERCADO PUJANTE
CEM movimenta a cadeia de moda e vai dar mais impulso à economia cearense
Por Marcelo - Em 24/04/2024 às 1:03 PM
A abertura do Ceará Está na Moda (CEM), realizada no Centro de Eventos do Ceará (CEC) na noite desta terça-feira (23), contou com exposições, palestras, oficinas e desfiles, além de uma programação de atividades do Sesi, Senai e do IEL Ceará com foco em inovação e na capacitação profissional. Promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), a feira será encerrada amanhã, após uma divulgação em nível nacional e internacional dos setores de confecções e vestuário do Estado, movimentando a economia.
O diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, representando o presidente Ricardo Cavalcante, destacou a vocação do Estado para a moda, com segmentos que somam mais de 2 mil empresas e geram cerca de 40 mil empregos. “Aqui, durante os três dias de evento, o Ceará irá fomentar inúmeras oportunidades para fabricantes, varejistas e compradores, num grande encontro permeado inovação e criatividade, que promete facilitar negócios, alavancar parcerias e impulsionar o conhecimento, envolvendo todos os elos da cadeia dos setores têxtil e de confecção cearenses”, afirma. E frisou a parceria com a Fecomércio-CE para não só fortalecer o mercado de moda, mas também movimentar a economia do Ceará.
Em sua fala, Luiz Gastão Bittencourt agradeceu o apoio da FIEC, reforçando a importância da união entre indústria e comércio. “Quando buscamos fazer esse evento, queríamos, por meio dele, mostrar como a moda é importante para o desenvolvimento do nosso Estado e como esses segmentos têm uma interligação muito grande com a nossa cultura, o nosso turismo e a valorização dos seres humanos”, destaca o presidente da Fecomércio-CE.
Relevância
Quem também esteve no evento foi o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, lembrando que a instituição financeira de desenvolvimento regional é uma grande parceira do setor produtivo cearense. Representando o governador Elmano de Freitas, a titular da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), Yrwanna Albuquerque, parabenizou as instituições envolvidas pela iniciativa de promover a feira e enaltecer a criatividade e a visão empreendedora do cearense. “Que juntos possamos gerar cada vez mais emprego e renda, e abrir um leque de oportunidade, unindo capacitação com o empreendedorismo”. E nestas áreas o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, participou da solenidade, ressaltando que a sua instituição oferece diversos cursos de qualificação profissional.
O primeiro dia do CEM contou com oficinas do Senai Ceará nas áreas de Modelagem Criativa e Modelagem Básica de Calçados, além de demonstrações dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Senai de Tecnologia e pelo Centro de Inovação Sesi. Já o IEL Ceará divulgou as ações de educação executiva voltadas para empresários e profissionais do setor. Segundo Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará, a ideia é, ao longo dos três dias de programação, apresentar ao público as principais soluções das Casas da Indústria para as empresas da cadeia de moda. (Com Gecom FIEC)