MERCADO PUJANTE

CEM movimenta a cadeia de moda e vai dar mais impulso à economia cearense

Por Marcelo - Em 24/04/2024 às 1:03 PM

Ceará Está na Moda terá exposições, palestras, oficinas e desfiles no CEC, movimentando os setores de moda e confecção no Estado                       Fotos: George Lucas/FIEC

A abertura do Ceará Está na Moda (CEM), realizada no Centro de Eventos do Ceará (CEC) na noite desta terça-feira (23), contou com exposições, palestras, oficinas e desfiles, além de uma programação de atividades do Sesi, Senai e do IEL Ceará com foco em inovação e na capacitação profissional. Promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), a feira será encerrada amanhã, após uma divulgação em nível nacional e internacional dos setores de confecções e vestuário do Estado, movimentando a economia.

Luiz Gastão e Chico Esteves comemoraram a abertura do Ceará Está na Moda

O diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, representando o presidente Ricardo Cavalcante, destacou a vocação do Estado para a moda, com segmentos que somam mais de 2 mil empresas e geram cerca de 40 mil empregos. “Aqui, durante os três dias de evento, o Ceará irá fomentar inúmeras oportunidades para fabricantes, varejistas e compradores, num grande encontro permeado inovação e criatividade, que promete facilitar negócios, alavancar parcerias e impulsionar o conhecimento, envolvendo todos os elos da cadeia dos setores têxtil e de confecção cearenses”, afirma. E frisou a parceria com a Fecomércio-CE para não só fortalecer o mercado de moda, mas também movimentar a economia do Ceará.

Em sua fala, Luiz Gastão Bittencourt agradeceu o apoio da FIEC, reforçando a importância da união entre indústria e comércio. “Quando buscamos fazer esse evento, queríamos, por meio dele, mostrar como a moda é importante para o desenvolvimento do nosso Estado e como esses segmentos têm uma interligação muito grande com a nossa cultura, o nosso turismo e a valorização dos seres humanos”, destaca o presidente da Fecomércio-CE.

Relevância

Paulo Câmara destacou a parceria do BNB com o setor produtivo

Quem também esteve no evento foi o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, lembrando que a instituição financeira de desenvolvimento regional é uma grande parceira do setor produtivo cearense. Representando o governador Elmano de Freitas, a titular da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), Yrwanna Albuquerque, parabenizou as instituições envolvidas pela iniciativa de promover a feira e enaltecer a criatividade e a visão empreendedora do cearense. “Que juntos possamos gerar cada vez mais emprego e renda, e abrir um leque de oportunidade, unindo capacitação com o empreendedorismo”. E nestas áreas o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, participou da solenidade, ressaltando que a sua instituição oferece diversos cursos de qualificação profissional.

O primeiro dia do CEM contou com oficinas do Senai Ceará nas áreas de Modelagem Criativa e Modelagem Básica de Calçados, além de demonstrações dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Senai de Tecnologia e pelo Centro de Inovação Sesi. Já o IEL Ceará divulgou as ações de educação executiva voltadas para empresários e profissionais do setor. Segundo Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará, a ideia é, ao longo dos três dias de programação, apresentar ao público as principais soluções das Casas da Indústria para as empresas da cadeia de moda. (Com Gecom FIEC)

Integrantes de vários setores e entidades prestigiaram a abertura do maior evento de moda do Nordeste

Mais notícias

Ver tudo de IN Business