RESPOSTA A MUSK

CEO da OpenAI diz que a empresa “não está à venda”

Por Redação - Em 11/02/2025 às 10:10 AM

Sam Altman, Ceo Da Openai

Embora Altman tenha resistido publicamente à oferta de Musk, o conselho da OpenAI desempenha um papel crucial nas decisões futuras da organização

O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que a empresa “não está à venda”, após uma proposta não solicitada de compra no valor de US$ 97,4 bilhões liderada por Elon Musk. Durante entrevista à Bloomberg Television, na terça-feira, à margem da Cúpula de Inteligência Artificial em Paris, Altman destacou que a oferta de Musk provavelmente tem o objetivo de atrasar o progresso da OpenAI, que Musk vê como um concorrente direto. “Acho que ele provavelmente está apenas tentando nos atrasar. Obviamente, ele é um concorrente”, declarou Altman.

A relação entre Altman e Musk é marcada por desentendimentos, especialmente após o empresário de tecnologia questionar a direção da OpenAI, que, originalmente, foi fundada como uma organização sem fins lucrativos. Musk, por meio de sua empresa xAI, processou a OpenAI, acusando-a de priorizar o lucro em detrimento dos princípios fundamentais da empresa. Altman refutou as críticas, e, de forma contundente, afirmou: “Toda a sua vida provavelmente vem de uma posição de insegurança.”

Embora Altman tenha resistido publicamente à oferta de Musk, o conselho da OpenAI desempenha um papel crucial nas decisões futuras da organização. O conselho supervisiona o braço sem fins lucrativos da OpenAI, que controla a parte com fins lucrativos da empresa. Após uma crise interna em 2023, que resultou na breve demissão de Altman, o ex-CEO da Salesforce, Bret Taylor, foi nomeado presidente do conselho. Taylor tem um histórico de interações complicadas com Musk, incluindo sua presidência no Twitter, quando Musk tentou comprar e depois desistiu da plataforma.

A oferta de Musk, apoiada pela xAI e investidores como a Valor Equity Partners e o executivo de mídia Ari Emanuel, foi prontamente rejeitada por Altman com uma resposta irônica: “Não, obrigado, mas compraremos o Twitter por US$ 9,74 bilhões se você quiser.”

Altman reforçou que o conselho da OpenAI está avaliando várias opções para o futuro da empresa, mas reafirmou que a missão da OpenAI não está em jogo. “A OpenAI não está à venda. A missão da OpenAI não está à venda”, afirmou. A estrutura do conselho também foi reformulada, com a inclusão de nomes de peso do setor financeiro, como o ex-secretário do Tesouro, Larry Summers, e o banqueiro de investimentos Adebayo Ogunlesi.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business