ATENDIMENTO À LEGISLAÇÃO
CEO da Reata ressalta que obra do Domo tem Alvará de Construção aprovado
Por Marcelo - Em 26/07/2023 às 2:03 PM
O arquiteto Jayme Leitão, CEO da Reata Engenharia, emitiu uma nota de esclarecimento para informar que o Edifício Domo, situado na Praia de Iracema, teve o seu Alvará de Construção devidamente emitido e a obra foi plenamente aprovada pelos órgãos competentes. Ele salientou que o projeto da edificação se encontra dentro dos parâmetros que atendem com folga a legislação em vigor na capital cearense.
Ele lembrou que o Ministério Público do Ceará recebeu a denúncia do proprietário de um apartamento do Edifício Lilian, situado na Rua Dr. Atualpa Barbosa Lima, 825, com relação à construção do Edifício Domo. E que essa denúncia gerou uma ação civil pública, sem que a empresa tivesse a oportunidade de esclarecer os fatos previamente.
“Mal sabiam os denunciantes qual o verdadeiro tamanho e a composição do terreno que faz parte do Ed. Domo. Se soubessem, entenderiam que o Domo ocupará pouco mais de 12% da área do terreno e que o projeto, seguindo a linha conceitual de todas as obras da Reata, enterrou os três subsolos de estacionamento, de modo a beneficiar o espaço público e os vizinhos. Dessa forma, a torre será erguida a partir de um jardim recuado que dialoga com a rua e o entorno”, explica.
Compreensível
Mas, disse ser compreensível a preocupação dos vizinhos, pois algumas obras na região edificam grandes massas de estacionamento aéreo, prejudicando a ventilação e o espaço urbano. “É por essa razão que a Reata não constrói prédios grandes e terrenos pequenos, de modo a resolver todos os estacionamento em subsolos, enterrados, garantindo assim amplos recuos e uma relação generosa com o passeio, o entorno e a vizinhança”, destaca.
O CEO da construtora ainda ressaltou que a sua empresa defende que a ocupação urbana de Fortaleza, por causa do seu clima tropical, deve preservar a distância entre as edificações, garantindo o máximo de arborização e cobertura vegetal possível. Pois é isso que a empresa tem feito nos seus 35 anos de atividade e em suas 60 obras.
E destacou que a marca Reata é sinônimo de gentileza urbana muito antes da adoção desse termo, por remover muros, transplantar árvores, integrando edifício e entorno por meio de jardins e obras de arte. “Por suas características, a Reata fará o Domo o mais sustentável, generoso e valorizado dentre os prédios que compõem a sua obra. Esse julgamento de valor virá com o tempo, de forma inescapável e guiada pelo senso comum. E a cidade agradecerá”, completa Jayme Leitão.