
Complexo do Pecém
CEO do Conselho Global de Energia Eólica visita planta da Aeris Energy no CE
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 31/03/2025 às 4:56 PM

CEO do Conselho Global de Energia Eólica, Ben Backwell, e CEO da Aeris Energy, Alexandre Negrão Foto: Divulgação
O CEO do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC na sigla em inglês), Ben Backwell, visitou na última quinta-feira (27) a Aeris Energy, fabricante de pás eólicas localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará. Recebido pelo CEO da Aeris Energy, Alexandre Negrão, Backwell discutiu a situação atual da indústria eólica brasileira, os desafios do setor e os preparativos para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém-PA, em novembro de 2025.
O GWEC, organização internacional que representa a indústria global de energia eólica, tem como missão promover o crescimento sustentável do setor. Durante a visita, foi destacada a meta de triplicar a capacidade de geração de energias renováveis no Brasil até 2030, consolidando o país como líder global na produção de energia eólica.
Backwell ressaltou a posição estratégica do Brasil, especialmente do Nordeste, para se tornar um hub de energias renováveis, com potencial para atender tanto a demanda interna quanto a exportação. Ele também apontou os desafios enfrentados pelo setor, como a baixa demanda e a falta de infraestrutura de transmissão e conectividade, que limitam o crescimento e a eficiência das usinas eólicas.
A visita também abordou os incentivos às usinas eólicas offshore, que aproveitam o potencial dos ventos no mar. Backwell destacou a importância de políticas públicas e incentivos para viabilizar esses projetos e promover a transição para uma matriz energética limpa e sustentável, posicionando o Brasil como exemplo global e atraindo investimentos.
Mais notícias


Placar 2 x 1
