INFLAÇÃO E RECESSÃO

CEO do JPMorgan alerta para os riscos das tarifas de Trump à economia global

Por Redação - Em 07/04/2025 às 9:09 AM

Ceo Do Jpmorgan, Jamie Dimon.

Em sua carta anual aos acionistas, Jamie Dimon destacou que as tarifas recentes provavelmente elevarão os preços e aumentam a probabilidade de uma recessão

O CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, emitiu um alerta preocupante sobre as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, apontando que essas políticas podem gerar inflação, desacelerar o crescimento econômico e enfraquecer a posição global dos Estados Unidos.

Em sua carta anual aos acionistas, Dimon destacou que as tarifas recentes provavelmente elevarão os preços e aumentam a probabilidade de uma recessão, embora ainda haja incertezas sobre seu impacto final. “Essas medidas vão desacelerar o crescimento, mas se resultarão em recessão, ainda é uma questão aberta”, afirmou.

Dimon, conhecido por sua influência no mundo financeiro, afirmou que a posição dominante dos EUA no cenário internacional foi construída sobre sua forte economia, força militar e liderança moral. No entanto, ele alertou que a abordagem “America First” de Trump e a fragmentação de alianças militares e econômicas podem minar essa posição estratégica.

Embora Dimon tenha anteriormente comentado sobre questões geopolíticas, como os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, nunca havia se manifestado de forma tão direta sobre a política tarifária de Trump. O CEO do JPMorgan havia minimizado os efeitos das tarifas em janeiro, mas agora as políticas mais rigorosas tomadas pelo presidente o levaram a adotar uma postura mais cautelosa.

Com a recente queda nos mercados, Dimon alertou que o mercado de ações dos EUA pode enfrentar um declínio ainda mais acentuado, possivelmente entrando em território de “mercado em baixa”, após um pico histórico em fevereiro. “Embora os mercados tenham caído recentemente, ainda estão em níveis elevados. O cenário atual exige cautela extrema”, concluiu Dimon.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business