Chineses vão investir em energia eólica no Ceará

Por Admin - Em 07/06/2018 às 3:28 PM

O Ceará foi pioneiro e já foi o maior gerador de energia éolica no Brasil. Para tentar recuperar esse posição de destaque, o Estado vai receber investimentos de uma das maiores fábricas de aerogeradores do mundo, a chinesa Goldwind. 

A empresa vai oferecer soluções técnicas para os parques eólicos da Energimp, localizados no Litoral Leste. A parceria vai garantir estabilidade operacional aos parques, colocando em funcionamento máquinas que hoje se encontram fora de operação.

O secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Seinfra, Adão Linhares, esteve reunido com os investidores nesta semana e está muito confiante na parceria que foi estabelecida. 

“Será um investimento muito importante para o Ceará. A recuperação desses parques eólicos alavancará mais empregos e significa mais energia limpa gerada em nosso Estado”, asseverou.

A reunião contou com a presença dos executivos da Goldwind, Wu Hongfei e Liang Xuan; do CEO da Energimp, Márcio Almeida, e de representantes de outras empresas do setor no Ceará. No encontro, Adão Linhares destacou o empenho da Pasta em se aproximar do setor e reforçou o papel e articulação do Estado na atração de investimentos.

“É total interesse do Estado alavancar o setor eólico. E nós temos uma localização privilegiada e excelentes condições de infraestrutura como, por exemplo, o Porto do Pecém, que está sendo ampliado”, enfatizou.

A parceria das duas empresas vai permitir a renovação de 94 máquinas em cinco parques eólicos cearenses. Quando estiver em pleno funcionamento, o complexo deverá gerar 141 MW de energia.

Estado já foi o maior produtor nacional de energia eólica e, atualmente, está em terceiro lugar

Foto: Divulgação 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business