PORTA DE ENTRADA DO ORIENTE MÉDIO

CNA inaugura escritório em Dubai para ampliar exportações ao Oriente Médio

Por Marcelo - Em 17/02/2022 às 10:21 AM

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) inaugurou um escritório de representação em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, visando incentivar a exportação de produtos agropecuários do Brasil e São Paulo para o Oriente Médio. A avaliação é do vice-presidente do Sistema Faesp/Senar-SP e presidente do Sebrae São Paulo, Tirso de Salles Meirelles, que integra a delegação da CNA que participou do evento e da missão de empresários e entidades que está em Dubai.

Dubai é a principal porta de entrada para o Oriente Médio                                Foto: Divulgação

“Mostramos a importância de ampliar os canais de comunicação junto aos Emirados Árabes e, dessa forma, aumentar as exportações agropecuárias. Afinal, o país árabe tem uma preocupação muito grande com a segurança alimentar, já que precisa importar todos os tipos de produtos”, disse Meirelles. Dubai também é um importante Hub de exportação para toda a região do Oriente Médio.

A representação da CNA vai funcionar junto com a Investe SP, a agência de fomento inaugurada pelo governo paulista, que já operava em Dubai desde 2020. A CNA tem outros dois escritórios internacionais que foram inaugurados na Ásia em 2021 e estão localizados em Xangai e Cingapura.

O vice-presidente da Faesp lembra que já há um fluxo de exportação para os Emirados Árabes de itens como café, carne, frango, açúcar, frutas, doces e cacau. E ressaltou que está sendo feito um grande esforço para ampliar a pauta de vendas para os Emirados Árabes.

“Trouxemos 17 empresários para mostrar seus produtos em Dubai, sendo dez deles de pequenas agroindústrias, de produtos como banana e cacau, que pretendem agregar valor em suas exportações”, destacou Meirelles. De acordo com o InvestSP, os Emirados Árabes Unidos já compram mais US$ 500 bilhões por ano no Estado de São Paulo, principalmente produtos agropecuários.

Tirso Meirelles

O dirigente destacou o apoio da Faesp ao programa Sebrae Trading, destinado a orientar as exportações de pequenos produtores do Brasil para o mundo, por meio do ajuste da cadeia produtiva. “O trabalho inclui a organização de um arranjo produtivo. Os produtos são separados pela qualidade, quantidade e presteza, com a confecção de catálogos. O objetivo é prepará-los para exportar”, afirmou.

Outro ponto ressaltado por ele sobre a missão em Dubai, foi a participação na Gulfood, uma das maiores da área de alimentação do mundo. “O evento contou com a participação de 120 exportadores brasileiros, trazidos pela Apex e grandes empresas, como BRF e Minerva, com estandes próprios. É uma oportunidade de mostrar nossos produtos para o mercado global”, ressaltou Tirso Meirelles.

E salientou a boa aceitação de produtos agropecuários brasileiros, como café e açaí, além de destacar alto conteúdo de inovação, como nas embalagens de alimentos. A missão ainda visitou a Expo Dubai 2022, que recebe expositores de mais de 120 países, além da Câmara de Comércio Brasil-Emirados Árabes, bem como a representação da Síria.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business