MAIOR CONFIANÇA
CNI afirma que 84% das grandes empresas devem investir em 2020
Por Marcelo - Em 18/12/2019 às 4:56 PM
A pesquisa Investimentos na Indústria 2019-2020, realizada pela CNI, revela que 84% das grandes empresas brasileiras se mostram confiantes na retomada do crescimento do País e vão investir em 2020. Isso representa o maior percentual constatado pelo estudo nos últimos seis anos.
Além disso, este número elevado reforça a recuperação do investimento dos últimos anos: o percentual de empresas que afirmaram que investiriam chegou a recuar para 64% na intenção para 2016. Juros mais baixos, elevação do consumo e da confiança dos empresários são outros fatores que levaram ao resultado do estudo.
Segundo o presidente da CNI, Robson de Andrade, os industriais iniciaram 2019 com uma expectativa de investir semelhante a de anos anteriores. Neste fim de ano, entretanto, há uma diferença muito importante: a frustração dos planos de investimento foi pequena.
“A frustração em 2019 foi muito menor do que nos últimos anos. Esse dado é importante, pois frustração representa custo e menor confiança para se voltar a investir. Para 2020, percebemos maior segurança para manter e ampliar investimentos”, avalia o presidente da CNI.
Apesar desse cenário positivo, os industriais se mostram preocupados em aumentar a eficiência e a produtividade para atender ao crescimento do consumo. A lógica é: como a expectativa é de aumento no mercado consumidor, a indústria brasileira precisa atender com qualidade e competitividade.
E isso deve ser levado em consideração, especialmente, quando se fala da concorrência com os produtos importados, que muitas vezes operam em ambientes de negócios mais eficientes, o que lhes permite uma oferta interessante com relação aos preços.