
DIA DA INDÚSTRIA
Pedro Grendene será agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial
Por Marcelo Cabral - Em 25/02/2025 às 4:12 PM
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciaram nesta terça-feira, 25, os quatro homenageados com a Medalha do Mérito Industrial da FIEC e a Ordem do Mérito Industrial da CNI em 2025. Essas distinções reconhecem personalidades e empresários que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da indústria no Ceará e no Brasil. Os agraciados deste ano são destaques em suas áreas de atuação, impulsionando inovação, crescimento econômico e geração de empregos.
A solenidade de entrega das medalhas acontecerá em um evento especial, reunindo lideranças do setor industrial, autoridades e convidados, no próximo dia 8 de maio, às 19h30, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), para marcar o Dia da Indústria. A premiação reafirma o compromisso da FIEC e da CNI em valorizar aqueles que promovem o fortalecimento do setor produtivo e o avanço da economia nacional. Conheça um pouco mais sobre a trajetória dos homenageados e suas contribuições para o desenvolvimento industrial do Ceará e do Brasil:
Ordem do Mérito Industrial da CNI:

Pedro Grendene Bartelle vai receber a maior homenagem da CNI
Pedro Grendene Bartelle – Cofundador do Grupo Grendene S/A
Natural de Farroupilha (RS), Pedro Grendene Bartelle cofundou, em 1971, ao lado de seu irmão Alexandre, a Grendene, inicialmente dedicada à produção de telas plásticas para garrafões de vinho. Nos anos 1990, a empresa transferiu suas operações para o Ceará, estabelecendo unidades fabris em Fortaleza, Sobral e Crato. Atualmente, a Grendene é uma das maiores fabricantes mundiais de calçados, reconhecida por marcas como Melissa, Grendha, Ipanema e Rider, e destaca-se como uma das principais exportadoras do Brasil.
Medalha do Mérito Industrial da FIEC:
Erick Torres Bispo dos Santos – CEO da ArcelorMittal
Erick Torres é engenheiro metalúrgico, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e pós-graduado e mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG). Com mais de 20 anos no Grupo ArcelorMittal, começou sua trajetória como engenheiro trainee na unidade Tubarão (ES). Em 2008, iniciou a carreira gerencial e ocupou diversos cargos. Em 2019, tornou-se vice-presidente de Operações da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul e, em 2023, foi nomeado CEO da ArcelorMittal unidade Pecém.
João Barbosa Fiúza – Diretor-presidente da Diagonal Engenharia
Engenheiro civil e empresário, João Fiúza é presidente do Grupo Diagonal, atuando há 43 anos no mercado de incorporação e construção. Sob sua liderança, o grupo destaca-se no setor imobiliário com as marcas Diagonal, Victa e Diagonal Inc., comprometendo-se com inovação e qualidade. João Fiúza impulsiona o crescimento sustentável da empresa, consolidando sua presença no mercado e desenvolvendo empreendimentos de alto padrão.
Antônio Edmilson Lima Júnior – Diretor-presidente da Regina Agro
Filho de Antônio Edmilson Lima e Maria Hosana Matos Lima, pioneiros da avicultura industrial no Ceará. Formado em Administração pela Uece, ampliou seus conhecimentos nos Estados Unidos. Em 1980, assumiu a presidência da Regina Agroindustrial S/A e, em 1986, fundou a Regina Alimentos S/A, consolidando o Grupo Regina. Foi presidente da Associação Cearense de Avicultura e do Sindicato de Rações Balanceadas do Estado do Ceará.
Mais notícias


Em Novembro
