RECORDE

Com 8,2 milhões de passageiros transportados, setor aéreo tem melhor agosto desde 2000

Por Redação - Em 24/09/2023 às 12:18 AM

Aeroporto Passageiros Foto Mtur

No acumulado de janeiro a agosto de 2023, o setor aéreo brasileiro transportou 60,5 milhões de passageiros no mercado doméstico FOTO: Mtur

Mais de 8,2 milhões de passageiros voaram pelo Brasil em agosto de 2023, maior número para o mês desde o ano 2000, quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou o levantamento. O número é 4,34% maior que o registrado em igual mês de 2019, antes da pandemia de covid-19, mostrando a recuperação do setor.

“A aviação desempenha um papel crucial ao aproximar destinos, conectar culturas e tornar o Brasil acessível a todos. Além disso, a boa recuperação que o setor vem registrando não apenas impulsiona o turismo, mas também gera empregos e estimula a economia, fortalecendo a visão do Brasil como um destino turístico de destaque”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Conforme o levantamento da Anac, os aeroportos com maior movimentação em agosto deste ano foram os de Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e o de Brasília (DF), que responderam por mais de 33% de todo o fluxo verificado no período. Em seguida, aparecem os terminais do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ); Confins, em Belo Horizonte (MG), e Salvador (BA), que centralizaram pouco mais de 20% do montante de passageiros.

Já entre os voos de maior movimentação, a ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro segue líder em número de pessoas transportadas, seguida das ligações São Paulo-Brasília e Salvador-Guarulhos.

Acumulado

No acumulado de janeiro a agosto de 2023, o setor aéreo brasileiro transportou 60,5 milhões de passageiros no mercado doméstico, número que representa um aumento de 14,1% na comparação com igual período de 2022.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business