MÁQUINAS

Com câmbio elevado, Abimaq reduz projeção de queda das exportações

Por Redação - Em 02/07/2024 às 4:19 PM

Dólar Freepik

Por outro lado, o câmbio atual não é vantajoso para os importadores, que respondem por cerca de 30% das máquinas e equipamentos adquiridos do exterior FOTO: Freepik

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) revisou sua previsão de queda nas exportações para 2024 devido ao câmbio atual. Inicialmente projetada em 3,9% em abril, essa previsão pode agora ser reduzida para 2,6%, conforme explicou Cristina Zanella, diretora de Competitividade, Economia e Estatística da entidade, em declaração nesta terça-feira, 2.

Zanella destacou que o câmbio atual é favorável para o setor, que exporta 20% de sua produção. No entanto, ela alertou para as oscilações voláteis do câmbio, que prejudicam a previsibilidade necessária para o planejamento de longo prazo dos empresários.

Por outro lado, o câmbio atual não é vantajoso para os importadores, que respondem por cerca de 30% das máquinas e equipamentos adquiridos do exterior.

A diretora enfatizou que um câmbio mais alto é positivo, desde que seja estável e sem grandes oscilações. Em relação aos dados de maio, Zanella mencionou um aumento de 6,2% nas importações em comparação com abril, contribuindo para um aumento de 2,6% no consumo aparente do setor no mesmo período. Por outro lado, as exportações caíram 12% no mês de maio.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business