SENAI DA BARRA DO CEARÁ
Comitiva da Holanda visita o Centro de Excelência para Transição Energética
Por Marcelo - Em 11/10/2024 às 9:02 PM
O Senai Ceará recebeu uma comitiva de pesquisadores de universidades e representantes de empresas da Holanda. no Centro de Excelência para Transição Energética Professor Jurandir Picanço, localizado na unidade Senai da Barra do Ceará, em Fortaleza. A visita, organizada em parceria com o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos, teve como objetivo explorar as iniciativas inovadoras no campo das energias renováveis e do Hidrogênio Verde (H²V), que vêm sendo desenvolvidas pela indústria cearense.
A delegação foi composta por representantes de instituições importantes como a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO), Universidade de Twente, Universidade de Utrecht, Universidade Tecnológica de Eindhoven, Porto de Roterdã, Green Energy Park Global, Hydrogen Architects, Soluforce, Fragomen, Regen Studio e RVO. Também participaram da visita integrantes das equipes de economia e inovação do Consulado dos Países Baixos no Brasil.
Os visitantes foram recebidos com um discurso de boas-vindas do consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço, acompanhado por uma apresentação detalhada conduzida por Isabela Maciel, assessora Técnica para Transição Energética do Senai Ceará. Durante a sessão, foram compartilhadas as principais atividades e a infraestrutura robusta do Senai no Estado, destacando-se o compromisso com parcerias internacionais, o desenvolvimento de tecnologias de última geração e a promoção das energias renováveis, com foco especial no Hidrogênio Verde.
“Esta visita representou uma excelente oportunidade para apresentar ao grupo de universidades e empresas holandesas o vasto portfólio de educação, tecnologia e inovação do Senai Ceará. O diretor Regional da entidade, Paulo André Holanda, tem liderado com sucesso a prospecção de novos parceiros, tanto nacionais quanto internacionais, resultando no aumento expressivo de visitas de delegações estrangeiras, como esta, que busca fomentar a inovação entre Brasil e Holanda”, enfatiza Isabela.
Jurandir Picanço destacou o papel estratégico do Centro de Excelência para Transição Energética como um polo de colaboração e inovação, atraindo o interesse de instituições internacionais devido à sua diferença e à qualidade das soluções desenvolvidas. “Esta missão veio com o objetivo de tratar a inovação no campo do Hidrogênio Verde no Brasil. E o nosso Centro, no Senai Ceará, tem sido uma referência a ser visitada. Eles conheceram nossa estrutura e estou confiante de que essa visita resultará em novas parcerias frutíferas”, afirma.
O conselheiro de Inovação, Tecnologia e Ciência dos Países Baixos no Brasil e responsável pela delegação, Robert Thijssen, agradeceu pela oportunidade de conhecer mais sobre as iniciativas da indústria no Ceará. “Viemos para cá com um grupo da Holanda que chamamos de Missão da Inovação. O objetivo é descobrir as oportunidades de colaboração junto a institutos de tecnologia no Brasil. No Ceará, o nosso foco é voltado ao Hidrogênio Verde, pois essa região tem muitas oportunidades de desenvolver tecnologia e apoiar a transição energética em todo o mundo“, ressalta.