PARCERIA COM O INSTITUTO CUCA
Competição eliminatória para o Sana 2022 será realizada no Cuca Mondubim
Por Marcelo - Em 19/02/2022 às 8:13 AM
O Instituto Cuca recebe a seletiva para o Sana K-Pop, dedicado exclusivamente à cultura pop coreana – cuja programação envolve competições de dança, karaokê coreano, desfiles de figurino e batalha de vídeos editados e mixados pelos fãs. De acordo com o coordenador geral do Sana, Thales Wylmar, a modalidade K-Pop Dance virou febre mundialmente, desde de 2009, “e, até hoje, o Brasil é o segundo país que mais consome a cultura sul coreana do mundo, ficando atrás, obviamente, apenas da Coreia do Sul”.
Os participantes que estão na competição eliminatória tiveram que passar por um edital de inscrição que permitiu competidores acima de 15 anos. “Com isso nosso público é formado por uma categoria de jovens dançarinos”, ressalta Thales. A etapa eliminatória, que está com inscrições encerradas, acontece neste sábado, dia 19 de fevereiro, das 14 às 18 horas, no teatro do Cuca Mondubim.
O coordenador destaca, ainda, que esta será a maior edição de eliminatória do Ceará para o evento Sana. A seletiva Kpop é um concurso no qual passarão oito grupos para a etapa final que será realizada no Sana 2022, nos próximos dias 9 e 10 de abril, contemplando sua 20° edição presencial na capital cearense. A seletiva não será aberta ao público.
O Sana no Cuca é uma parceria que promete trazer bons frutos para as juventudes da cidade. O Instituto Cuca, em colaboração com a Fundação Cultural Nipônica Brasileira, está buscando o fomento da prática sociocultural, promovendo a cultura oriental entre os jovens da periferia da capital cearense.
A ideia é viabilizar e executar programas e projetos que visem a integração cultural – por um conjunto de ações nas áreas de economia criativa, produção de eventos, educação para o desenvolvimento profissional, qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho -, promovendo, em múltiplos espaços, troca de experiências com acessibilidade entre diferentes núcleos da comunidade.