RECERTIFICAÇÃO LIXO ZERO

Complexo Beach Park alcança 98,2% de reciclabilidade e expande para o Arvorar

Por Marcelo - Em 15/07/2024 às 10:10 AM

O Aqua Park – parque aquático do Beach Park – recebeu a recertificação Lixo Zero, pela gestão eficiente de seus resíduos sólidos, com 98,2% de reciclabilidade e conceito A no índice de Boas Práticas pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). Em reconhecimento, o destino turístico foi convidado a apresentar suas condutas no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, ocorrido em Brasília. O parque aquático é o único no segmento turístico brasileiro certificado como empresa Lixo Zero.

Pátio de Compostagem recebe 3,5 toneladas de resíduos orgânicos por dia

“A cada ano, o Aqua Park se adequa para conseguir o máximo de aproveitamento e o correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos. Estamos sempre em busca de melhoria. O aumento do índice é uma alegria para nós e a certeza que estamos seguindo um caminho sustentável. Aproveitamos o momento para expandir a Certificação ao Arvorar, que se compromete em ser uma empresa Lixo Zero”, afirma Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.

Certificado desde 2022, o Beach Park tem a sustentabilidade como um pilar e sempre busca melhorias em seus processos. O aumento no índice de reciclabilidade ao longo dos anos é um reflexo da gestão eficiente e a destinação correta dos resíduos gerados durante o processo de operação do parque aquático. O principal objetivo de uma Empresa Lixo Zero é fomentar o desvio de aterro por meio de estratégias de redução na geração de resíduos.

Conservação

Para o Arvorar – novo parque do destino que será inaugurado em breve e tem como pilares a educação para a conservação – o compromisso é abrir as portas, sendo uma empresa lixo zero. De acordo com Leanne Soares, gerente do Arvorar, o compromisso com a gestão de resíduos na nova unidade existe desde a concepção do projeto. “Temos como lema a conservação e saber destinar os resíduos que geramos é um passo básico para isso”, explica.

Desde 2022, o Beach Park possui um comitê interno para acompanhar a certificação Lixo Zero, com encontros mensais para monitoramento das ações voltadas para o tema, com participantes voluntários. Outras práticas rotineiramente realizadas são ações de limpeza do litoral, em que o Beach Park participa em parceria com a Associação Pordunas, Prefeitura de Aquiraz e comunidade local. Somente no ano passado foi retirada mais de 1,5 tonelada de resíduos da praia.

Gestão Ambiental

Por meio do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do empreendimento – que planeja ações, previne e controla impactos significativos sobre o meio ambiente – o Beach Park, com apoio de parceiros, desenvolve ações sustentáveis em todo o complexo. Desde a escolha de fornecedores, manutenção de estação de tratamento de esgoto e água, além do tratamento de resíduos sólidos.

No primeiro semestre, o Beach inaugurou seu primeiro Pátio de Compostagem. Localizado no Porto das Dunas, o espaço conta com 600 metros quadrados e tem capacidade para receber, diariamente, 3,5 toneladas de resíduos orgânicos oriundo das atividades de todo destino – Aqua Park, Vila Azul do Mar, Restaurante de Praia, Parque Arvorar e a rede hoteleira. E produz, aproximadamente, 518 toneladas de composto orgânico ao ano.

Outra prática adotada é a compensação de carbono. Há três anos, o Beach Park inventaria e compensa suas emissões de carbono. Em 2022, recebeu o Selo ‘Empresa Carbono Neutro’ chancelado pela Organização Verra e no ano passado, o grupo recebeu o Selo ‘Protetor da Serra das Almas – categoria Onça Parda’, da Associação Caatinga, por compensar suas emissões por meio da adoção de 20 hectares na Reserva Natural Serra das Almas. Todas as iniciativas desse sistema são alinhadas com as metas dos 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e que compõem a Agenda 2030.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business