MATRIZ ENERGÉTICA LIMPA

Complexo de Suape aprova projeto de Hidrogênio Verde da francesa Qair

Por Marcelo - Em 29/08/2022 às 12:54 PM

A empresa francesa Qair obteve neste fim de semana a aprovação pelo Complexo Industrial e Portuário de Suape, de sua manifestação de interesse para a construção de uma usina de produção de Hidrogênio Verde, com investimentos de R$ 20 bilhões, divididos em quatro fases, com previsão de início de operação no segundo semestre de 2026.

Porto de Suape já abriu o prazo de concorrência da área por 25 anos             Foto: Divulgação

O prazo para a concorrência pela área está aberto até o próximo dia 27 de setembro e o arrendamento será realizado por 25 anos, prorrogáveis por semelhante período. Inicialmente, estão previstas unidades de eletrólise com capacidade de 1 gigawatt (GW). Bem como plantas de hidrogênio verde e azul, amônia e captura de carbono.

Há previsão de ampliação para mais de 2GW, em eletrólise em 16 módulos de 140 megawatts cada. A unidade utilizará fontes de energia renováveis – eólica e solar -, além de prever a construção de uma usina de dessalinização de água do mar, para a realização do processo de eletrólise.

O memorando de entendimento havia sido assinado com o Porto de Suape em março deste ano e o objetivo desta usina será produzir cerca de 480 mil toneladas de H2V quando atingir sua capacidade plena, visando suprir as demandas de hidrogênio e amônia verde para países da Europa. 

O Porto de Suape também já assinou protocolos com outras grandes companhias como White Martins – Linde, Casa dos Ventos, CTG Brasil e Neoenergia, com o objetivo de participar do processo de produção de Hidrogênio Verde na área do seu complexo, nos próximos quatro ou cinco anos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business