ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Complexo do Pecém é destaque em feira de hidrogênio verde nos Estados Unidos

Por Redação - Em 04/10/2023 às 3:23 PM

Complexo Do Pecém é Destaque Em Feira De Hidrogênio Verde Nos Estados Unidos

Comitiva do Ceará apresentou os atrativos do Estado aos investidores internacionais

Na vanguarda da geração de energia a partir do hidrogênio verde (H2V), o Governo do Ceará segue buscando investidores para reforçar os empreendimentos na área e concretizar o Hub de H2V, que já conta com mais de 30 protocolos de intenções. Para apresentar o potencial do setor ao mundo, o Ceará, por meio do Complexo do Pecém, participou, nos dias 2 e 3 de outubro, da Hydrogen Americas Summit, em Washington, nos Estados Unidos. O Pecém foi o único expositor brasileiro no evento, que é destaque no setor de energias renováveis.

“Essa feira é uma excelente oportunidade para apresentarmos ao mercado internacional, especialmente aos norte-americanos, os principais detalhes do Hub de Hidrogênio Verde do Pecém. Mostrar nossa abundância de energias eólica e solar, as facilidades logísticas em razão da proximidade das áreas de instalação das empresas ao Porto do Pecém e dos baixos custos de produção”, detalha André Magalhães, diretor Comercial do Complexo do Pecém.

Outra vantagem para as empresas que estão em busca de oportunidades para investir na produção de H2V são as condições oferecidas pela Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará. Nessas áreas, as empresas têm acesso a incentivos administrativos, cambiais e tributários, além de segurança jurídica e procedimentos burocráticos simplificados, o que permite maior competitividade no mercado internacional.

O Pecém já conta com 32 memorandos de entendimento assinados para investimentos de hidrogênio verde. São empresas de diversos locais do mundo e de várias etapas da cadeia produtiva, da produção ao transporte, incluindo a parte logística. O Pecém conta ainda com três pré-contratos assinados (AES Brasil, Casa dos Ventos e Fortescue), que totalizam U$ 8 bilhões em investimentos até 2030.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business