COMÉRCIO EXTERIOR
Compradores de oito países conhecem artesanato cearense durante evento com participação de Geraldo Alckmin
Por Redação - Em 29/09/2023 às 9:27 PM
A 5ª rodada do Programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ocorreu em Fortaleza, nesta sexta-feira (29), e reuniu 10 compradores de oito países interessados no artesanato cearense. O evento foi encerrado com o encontro Diálogos Exporta Mais Brasil, que ocorreu no Palácio da Abolição e contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do vice-presidente Geraldo Alckmin; da vice-governadora Jade Romero; do ministro da Educação, Camilo Santana; do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; entre outras autoridades.
Na ocasião, o governador Elmano de Freitas destacou a parceria do Estado com o governo federal para ampliar as exportações cearenses de movo geral. “É um momento muito importante para nós, pois queremos muito superar esse desafio de aumentar as nossas exportações. Essa união de esforços, envolvendo Governo do Estado e Governo Federal, é fundamental. Queremos aproveitar essas oportunidades em um momento de crescimento do estado e tenho a certeza que teremos todo o apoio possível do Governo Federal”, disse.
O potencial exportador do Ceará também foi reforçado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que ressaltou a vocação do Estado em áreas como energias renováveis, turismo e artesanato. “A melhor maneira de se exportar é trazendo o comprador para cá. Estamos na capital da energia renovável. A possibilidade do Ceará se tornar um hub de energia renovável para o mundo é fantástica. O Ceará é exemplo em inúmeras questões”, comentou.
Para o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana, a posição geográfica do Ceará é um dos diferenciais do Estado para fortalecer o comércio exterior. “O Ceará tem uma vocação muito grande por sua localização, pelo seu potencial de produção de energia renovável, principalmente o hidrogênio verde. A grande alavanca da economia cearense é investir no capital humano e no nosso potencial, que casa com o interesse do mundo hoje, que olha para as energias renováveis”, afirmou.
Também participaram do momento a senadora Augusta Brito; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; além de deputados federais, deputados estaduais e vereadores.
Grande potencial
Durante o evento, foram realizados painéis com temas variados como “Liderança Feminina no Comércio Exterior” e “Oportunidades e Desafios das Exportações e Atração de Investimentos no Ceará”. Para Jorge Viana, no atual momento, o Ceará é o estado que mostra mais potencial para crescimento e desenvolvimento dos que ele visitou. “Posso afirmar que o Ceará talvez seja o estado com mais potencial e com condições de dar um grande salto dentro deste novo Governo Lula. Visitei o Porto do Pecém e não tem algo parecido no Brasil, com uma Zona de Processamento e Exportação já funcionando, e com tantas conexões com vários lugares do mundo”, pontuou.