MEDIADORA CLARISSE LINHARES
‘Conexões do Turismo’ mostra a união hoteleira no projeto Kitesurf Leste Wind
Por Marcelo - Em 23/05/2024 às 9:58 PM
No segundo e último dia do ‘Conexões do Turismo’ nesta quinta-feira (23), realizado no Centro de Eventos do Ceará (CEC), a diretora de Marketing, Conteúdo e Mídia do Beach Park, Clarisse Linhares, foi a mediadora do painel ‘Turismo de esporte como vetor de desenvolvimento econômico – Case Kitesurf Leste Wind’. O projeto Leste Wind visa mostra o potencial das praias do Litoral Leste para a prática do kitesurf, wing foil e outros esportes à vela, além de impulsionar a economia local, atraindo o público que pratica essas atividades e suas famílias.
Além de Clarisse, participaram do painel Alejandro Ureta, diretor dos hotéis Jaguaríndia Village, Jaguaribe Lodge e Vila Selvagem, situados em Fortim; Kicco Risi, dono do Hotel Zebra Beach & Spa; Alano Ferreira, gerente-geral do Dom Pedro Laguna, e Sheila Nascimento, diretora do Varandas Beach Hotel. Todos estes hotéis, junto com o Complexo Beach Park, oferecem infraestrutura para os praticanes de kitesurf, como escolas de kite, guarderias, atividades extras para as famílias dos praticantes do esporte.
Segundo a diretora do Beach Park, a união dos cinco empreendimentos é um ponto forte do projeto e ela acha a iniciativa muito relevante, pois o turismo tem a característica de que quando há um trabalho em conjunto, não há concorrência. “A gente consegue mais visitantes, promover o destino, é uma soma. O mercado é muito grande, então quanto mais perfis de hotéis diferentes participando, teremos visitantes de diferentes nacionalidades. O Kicco é italiano, os donos dos hotéis em Fortim são franceses, o Alejandro é argentino, então conseguem atrair mais turistas dos seus países de origem. Acho que a unnião é muito positiva e tem tudo para movimentar um mercado que já existe, mas que tem condições de ser muito maior, agregando economicamente mais para o Estado e o turismo”, afirma Clarisse Linhares, que também é vice-presidente do Visite Ceará – Fortaleza Convention & Visitors Bureau.
Parceria
O projeto Leste Wind é um grupo de trabalho formado por estabelecimentos hoteleiros reconhecidos pela qualidade de seus serviços voltados ao turismo de alto padrão e familiar, em conjunto com escolas e outros importantes apoios para a prática dos esportes à vela, especialmente o kitesurf ou wing foil, na costa leste do Ceará. Além do Beach Park, integram o projeto os hotéis das redes Dom Pedro Laguna, Varandas, Zebra Beach e Jaguaribe Lodge. Com a infraestrutura por eles oferecida será possível realizar velejos de longa distância (downwind), saindo de Fortim e chegando até Fortaleza, percorrendo a maior parte do Litoral Leste cearense.
O kitesurf é um dos esportes que mais cresce no mundo, principalmente a partir deste ano, por ter sido incluído nas Olimpíadas de Paris. O Kitesurf Leste Wind, além de fomentar o esporte, quer mostrar que o litoral cearense, devido às suas condições de vento, clima e temperatura do mar, é o melhor lugar do mundo para a prática dos esportes à vela. O Kitesurf Leste Wind também impulsiona a divulgação dos estabelecimentos hoteleiros, fortalece a economia local, e atua nas comunidades ofertando uma opção esportiva e revelando novos talentos, como Carlos Mário (o ‘Bebê’), um dos embaixadores do projeto.
Sucesso
De acordo com a empresário Ivana Bezerra, presidente da ABIH Ceará e do Visite Ceará – Fortaleza Convention & Visitors Bureau, a quinta edição do ‘Conexões do Turismo’ foi um grande sucesso, com palestras e painéis que chamaram a atenção dos participantes. Os feedbacks que a organização recebeu foram muito gratificantes e o evento vem crescendo a cada ano, tanto que esta edição bateu todos os recordes: participantes, palestrantes, patrocinadores e apoiadores.
“As empresas e o setor público estão acreditando no nosso trabalho e vendo como a gente está fazendo as coisas acontecerem. Estamos conseguindo conectar muita gente boa, muito conteúdo importante e com diversos painéis impactantes. Ontem, chamou atenção a participação da CEO do Rallye dos Sertões, Leonora Guedes, falando sobre a importância da união dos municípios, do esporte, da inclusão. Um evento muito abrangente, que falou sobre turismo, infraestrutura, gastronomia, esporte, hotelaria e muito mais”, ressalta Ivana Bezerra.