AMBIENTE DE INCERTEZA

Confiança da indústria atinge menor nível desde agosto do ano passado, diz FGV

Por Marcelo - Em 29/04/2021 às 10:54 AM

O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getúlio Vargas, recuou 0,7 ponto de março para abril. Foi a quarta queda consecutiva do indicador, que atingiu 103,5 pontos, o menor nível desde agosto de 2020 (98,7 pontos). Constatou-se piora na confiança dos empresários brasileiros em 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados.

Confiança do empresário industrial brasileiro está caindo                                 Foto: Divulgação

O Índice de Situação Atual, que mede a percepção do empresariado em relação ao presente, caiu 1,4 ponto e chegou 110 pontos, o mais baixo desde setembro do ano passado (107,3 pontos). Já o Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, cedeu 0,2 ponto e atingiu 96,9 pontos, menor nível desde julho de 2020 (90,5 pontos).

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada recuou 1,6 ponto percentual, indo para 76,7%, o menor patamar desde agosto de 2020 (75,3%). A capacidade ociosa do setor industrial é preocupante, pois confirma a retração da atividade comercial no Brasil.

“O ritmo lento do processo de vacinação, a desvalorização do real e a escassez de insumos enfrentada por alguns setores criam um ambiente de incerteza que favorece a piora da situação corrente e a manutenção de expectativas cautelosas, em níveis inferiores à normalidade, ou seja, abaixo de 100”, disse a economista Cláudia Perdigão, da FGV.

Apesar disso, ela salientou que o estabelecimento dos programas de manutenção do emprego e auxílio às empresas poderá colaborar de maneira positiva com relação à recuperação das expectativas para o início do próximo semestre, mesmo com os números ainda preocupantes da pandemia de Covid-19. (Com Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business