APONTA FGV

Confiança do comércio cai pelo quarto mês consecutivo e atinge menor nível desde 2021

Por Redação - Em 28/03/2025 às 8:58 AM

O declínio foi mais acentuado no Índice de Expectativas, que recuou 4,4 pontos

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) registrou queda de 2,4 pontos de fevereiro para março, atingindo 83,1 pontos, o menor valor desde março de 2021, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com isso, o Icom acumula uma redução de 5,5 pontos no primeiro trimestre de 2025.

Em sua avaliação, Rodolpho Tobler, economista da FGV, destacou que a queda é resultado de um cenário econômico desafiador, com inflação acelerada e maior cautela dos consumidores. “A confiança do comércio continua em níveis próximos aos da pandemia, com reflexos negativos nas perspectivas do setor”, afirmou.

O declínio foi mais acentuado no Índice de Expectativas (IE-COM), que recuou 4,4 pontos, e na expectativa de vendas nos próximos três meses, que caiu 6,9 pontos. No Índice de Situação Atual (ISA-COM), a piora foi mais modesta, com uma redução de 0,4 ponto.

Com o cenário macroeconômico ainda instável, a FGV prevê que a confiança do varejo siga pressionada pela continuidade da alta dos juros e pela instabilidade econômica. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 25 de março.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business