APONTA CNI
Confiança do empresário industrial recua em outubro
Por Redação - Em 29/10/2024 às 4:34 PM
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou um recuo em 18 dos 29 segmentos do setor industrial brasileiro em outubro, conforme divulgado nesta terça-feira (29) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A queda foi observada em quatro das cinco regiões do País, embora 23 setores ainda demonstrem otimismo.
O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, destaca que essa diminuição da confiança pode estar relacionada ao aumento da taxa de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, sendo este o primeiro levantamento após a elevação da Selic em setembro.
“A confiança da indústria caiu em 18 setores, enquanto aumentou em 11. Três segmentos mudaram de um estado de confiança para a falta de confiança: produtos de minerais não-metálicos, biocombustíveis e móveis. Em contrapartida, o setor de serviços especializados para a construção reverteu a tendência, saindo da falta de confiança para a confiança”, explica Azevedo.
Apesar da queda em diversas regiões, apenas a região Norte manteve o índice estável. Importante ressaltar que todos os índices regionais permanecem acima da linha divisória de 50 pontos, que indica otimismo. Entre as médias empresas, o ICEI caiu 0,7 ponto, enquanto nas grandes empresas o recuo foi de 0,8 ponto. Por outro lado, as pequenas empresas mostraram estabilidade, com variação de apenas -0,1 ponto.
Para essa edição do ICEI Setorial, a CNI consultou 1.893 empresas, sendo 759 de pequeno porte, 689 de médio porte e 445 de grande porte, entre os dias 1º e 10 de outubro de 2024. Apesar dos desafios enfrentados, a confiança industrial de todos os portes de empresa continua em patamar positivo, indicando um cenário ainda favorável para o setor.