OBSERVATÓRIO DA INDÚSTRIA

Confiança do industrial cearense sobe em fevereiro e fica acima da média do País

Por Marcelo - Em 24/03/2021 às 2:13 AM

O Índice de Confiança do Empresário Industrial no Ceará registrou 59,1 pontos em fevereiro, o que representa um crescimento de 0,7 ponto em relação ao mês anterior. A alta mostra que o empresariado cearense voltou a apresentar otimismo, após redução indicada em janeiro. As informações são da pesquisa ICEI realizada pelo Observatório da Indústria da FIEC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria.

Indústria de pedras exóticas tem crescido no Ceará                                          Foto: Divulgação

De acordo com o levantamento, o movimento de retomada do otimismo cearense vai de encontro ao do nacional, já que o ICEI do Brasil registrou queda pelo segundo mês consecutivo e acumulou uma redução de 3,6 pontos no período. Apesar disso, o índice brasileiro (59,5 pontos) ainda é ligeiramente maior que o dos empresários do Ceará.

O índice de Condições Atuais seguiu em queda no Estado, registrando 0,9 ponto a menos em relação ao mês anterior, porém manteve-se ligeiramente acima dos 50 pontos, indicando confiança, ao demarcar 52,8 pontos. A nível nacional, a queda foi maior (3,5 pontos), ainda que o índice tenha se mantido acima do estadual, com 56,7.

Já o índice de Expectativas apresentou diferentes tendências entre Brasil e Ceará. Enquanto no País houve recuo de 0,4 ponto, ao marcar 62,6, o movimento no Estado foi de crescimento (1,4), atingindo a marca de 62,2 pontos e evidenciando melhora na percepção dos industriais cearenses para o próximo semestre.

Em relação ao ICEI regional, em fevereiro houve uma queda na confiança dos industriais das regiões Norte (-1,0), Sudeste (-0,9) e Sul (-0,4), apesar de todas as regiões terem registrado mais de 58 pontos.

Já as regiões Centro-Oeste e Nordeste apresentaram aumento de confiança, tendo a primeira apenas um ligeiro avanço (0,3), atingindo 60,2 pontos. Já a segunda, se destacou por registrar um aumento de 1,7 ponto, o maior dentre todas as regiões brasileiras.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business