QUINTA ALTA SEGUIDA

Confiança no setor de serviços atinge o maior patamar desde setembro de 2013

Por Marcelo - Em 28/07/2022 às 10:28 AM

O Índice de Confiança dos Serviços (ICS), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado nesta quinta-feira (28), subiu 2,2 pontos de junho para julho deste ano e atingiu 100,9 pontos, em uma escala de zero a 200. Foi a quinta alta consecutiva, demonstrando uma melhoria gradativa das empresas deste setor tão importante para a economia brasileira.

Manutenção automotiva integra o amplo setor de serviços no Brasil               Foto: Divulgação

Isso porque o setor de serviços é responsável por cerca de 70% do PIB brasileiro e é um grande gerador de postos de trabalho formais, pois agrega segmentos como comércio, transportes, comunicações, administrações públicas, instituições financeiras, dentre outros. O indicador chegou ao seu maior nível desde setembro de 2013, quando somou 101,5 pontos. É a primeira vez, também desde setembro de 2013, que ele superou os 100 pontos.

Expectativas

O resultado foi provocado pelas melhoras nas percepções em relação tanto ao presente quanto ao futuro. O Índice da Situação Atual avançou 2,7 pontos e chegou a 100,8, maior patamar desde novembro de 2012 (102 pontos). Já o Índice de Expectativas cresceu 1,6 ponto e atingiu 100,9 pontos, melhor resultado desde outubro do ano passado.

De acordo com Rodolpho Tobler, economista da FGV, o período eleitoral pode elevar a incerteza na economia, mas as medidas de estímulo adotadas recentemente pelo Governo Federal devem resultar em um terceiro trimestre ainda mais positivo do que aquele inicialmente esperado. (Com Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business