APRIMORAR HABILIDADES
Cooperativas da agricultura familiar no Ceará recebem capacitação do Senac
Por Marcelo - Em 17/05/2024 às 5:28 PM
Aprimorar as habilidades técnicas e gerenciais dos profissionais do setor cooperativista da agricultura familiar, que é responsável por quase 80% da produção de alimentos no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o principal objetivo da nova capacitação promovida pelo Senac Ceará. Por esse motivo, fortalecer e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar será o foco do Programa de Capacitação das Cooperativas de Produtores Rurais, que o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Senac, está realizando.
E nesta quinta-feira (16) foi iniciado o curso Gestão de Cooperativas de Produtores Rurais, que é a primeira de uma série de três formações do gênero. A abertura do curso, que acontece em imersão na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, contou com a presença de personalidades do cenário estadual relacionadas ao setor da agricultura, como o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz; o deputado estadual Missias Dias; o vereador do município do Crato e coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Cooperativismo, Pedro Lobo, e o presidente do Instituto Agropolos, Neto Rebouças.
O titular da SDA afirmou que, no Ceará, há diversas cooperativas que enfrentam dificuldades na comercialização de seus produtos, apesar de já estarem atuantes, por carecerem de conhecimentos sobre o funcionamento do mercado, logística, o que torna a capacitação e qualificação um momento para potencializar sua competitividade. “Embora haja uma oferta variada de produtos, como farinha de mandioca, mel de abelha, hortifruti e derivados do leite, enfrenta-se dificuldades em colocá-los no mercado. O apoio da Fecomércio Ceará, do presidente Luiz Gastão, que é o grande incentivador desse projeto, representa uma oportunidade para os trabalhadores entenderem que, se tiverem produtos de qualidade, encontrarão apoio para sua comercialização“, afirma Moisés Braz.
Já o coordenador de Desenvolvimento Comunitário do Sesc e do Senac Ceará, Eudes Xavier, ressalta que o curso contempla agricultores e trabalhadores de cooperativas agrícolas de 14 municípios cearenses, participantes do Programa Compra Direta, que fornece insumos alimentícios da agricultura alimentar para os restaurantes e para a merenda das escolas da rede Sesc Ceará, bem como para o Restaurante Mayú e Café Senac. Em junho e julho, serão oferecidos os cursos de Logística e Marketing, respectivamente, completando assim a tríade de capacitação oferecida pelo Senac.
Impactos
O deputado estadual Missias Dias, presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), destacou que o impacto dessa capacitação do Senac nas cooperativas é muito grande, uma vez que os conhecimentos atingirão também os familiares e outros membros das comunidades. “Estamos evoluindo economicamente, saindo do mapa da fome e da miséria, com os agricultores do Ceará, por meio de várias cooperativas comercializando seus produtos da agricultura familiar, através de um edital de licitação. Isso permite que a nossa cooperativa, hoje, possa vender produtos in natura, de boa qualidade, orgânicos, agroecológicos, produtos de qualidade, mas, acima de tudo, produtos industrializados”, disse.
O acesso a ferramentas de gestão como facilitador no processo de venda e distribuição dos produtos da agricultura familiar foram ressaltados pelo vereador do Crato Pedro Lobo e pelo presidente do Instituto Agropolos, Neto Rebouças. Segundo eles, com a perspectiva de ampliação do programa Compra Direta, já anunciada pelo presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, as cooperativas estarão preparadas para ganhar novos mercados.
Compra Direta
O Programa Compra Direta reúne 18 cooperativas da agricultura familiar de todo o Ceará. Somente nos últimos seis meses de 2023, foram comprados quase R$ 9 milhões em insumos dos agricultores associados pelo programa e a tendência é que esse montante seja ampliado com a previsão de novos restaurantes do Sesc, que atualmente produz 12 mil refeições diárias. E, também, com a ampliação do programa para outros setores, daí a importância da capacitação das cooperativas.