MAIS DE 3,5 ANOS DE EXPERIÊNCIA
Cresce a participação de mulheres entre os empreendedores mais experientes
Por Redação - Em 10/06/2024 às 12:25 AM
A participação feminina entre os empreendedores mais experientes está em ascensão. O vigor econômico do Brasil em 2023, quando o país atingiu quase o pleno emprego, teve um impacto significativo na dinâmica do empreendedorismo feminino. Entre 2022 e o ano passado, houve um aumento notável na presença das mulheres no grupo dos empreendedores estabelecidos, aqueles com mais de 3,5 anos de experiência em negócios.
Essa tendência indica um crescimento no número de empreendedoras com uma sólida bagagem e know-how empresarial. Em contrapartida, houve uma queda de 4 pontos percentuais na proporção de mulheres entre os empreendedores iniciantes, aqueles com até 3,5 anos de atividade. Esses dados são provenientes da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pela Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe) em colaboração com o Sebrae.
Apesar de os homens ainda dominarem o grupo dos empreendedores estabelecidos, representando 65% do total, observou-se um aumento de aproximadamente 18% na proporção de empreendedoras estabelecidas em comparação com 2022.
Alguns números destacados pela pesquisa incluem:
Pelo quarto ano consecutivo, a proporção de mulheres no grupo dos “Empreendedores Iniciais” diminuiu, passando de 44,2% em 2022 para 40,2% em 2023 da população feminina economicamente ativa.
Em 2023, as empreendedoras estabelecidas representavam cerca de 35% dos empreendedores estabelecidos, em comparação com 33,7% em 2022.
Pesquisa GEM
A pesquisa GEM é reconhecida como a principal fonte de dados sobre empreendedorismo global. Realizada anualmente há 24 anos, abrange mais de 110 países, representando mais de 95% do PIB mundial. No Brasil, em 2023, foram entrevistados 2 mil adultos e 52 especialistas. O Brasil é um dos poucos países que participou de todas as edições da pesquisa.