CSP impacta na produção e exportação nacional e aço

Por Admin - Em 18/12/2017 às 1:20 PM

O Brasil produziu, de janeiro a novembro deste ano, 31,5 milhões de toneladas de aço bruto. Isso equivale a um aumento de 9,1% quando comparado com o resultado no mesmo período de 2016. Já a produção de laminados, este ano, foi de 20,6 milhões de toneladas, uma alta de 5,8%.

As vendas internas somaram 15,5 milhões de toneladas no mesmo período, o que representa um aumento de 1,4% na mesma base de comparação. O consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos foi de 17,6 milhões de toneladas de janeiro a novembro de 2017.

As exportações foram de 13,9 milhões de toneladas ou US$ 7,2 bilhões no acumulado do ano até novembro, o que significa expansão de 14,3% em volume e de 42,9% em valor, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, segundo um levantamento do Instituto Aço Brasil. 

Vale destacar que os indicadores de produção e exportação no acumulado de 2017 são impactados, positivamente, pelo fato de a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) ter iniciado suas operações apenas no segundo semestre de 2016. Em 2018 este impacto será substancialmente maior.

Isso porque, este ano a CSP deve fechar o seu balanço produzindo cerca de 2,7 milhões de toneladas de placas de aço. Para o ano que vem, o presidente da companhia, Eduardo Parente, acredita que ela chegará atingir o seu limite produtivo com a planta atual, que é de 3 milhões de toneladas de placas, anualmente.

CSP atingirá seu limite de capacidade produtiva ao final do ano que vem

Fotos: Divulgação 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business