Entrega em casa
Delivery é a chave para manter clientes e as vendas em farmácias durante a pandemia
Por Gabriela - Em 26/05/2020 às 12:52 PM
Com a chegada da pandemia, os hábitos de consumo dos brasileiros tiveram que ser adaptados e, com isso, o e-commerce cresceu exponencialmente. Dados do Compre&Confie apontam que o varejo digital brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo mês em 2019.
Em meio ao isolamento social, o Farmácias APP, aplicativo de vendas online de itens de beleza e saúde, reforça a importância de as farmácias adotarem o sistema de delivery para aumentarem as chances de garantir bons resultados em meio ao boom do varejo digital.
“O delivery proporciona às farmácias a possibilidade de conquistarem novos clientes, ao promover conforto e um serviço de qualidade, principalmente agora, quando a população mais precisa. Conforto, comodidade e agilidade são pontos valorizados por consumidores e quem conseguir se adaptar a esse novo cenário e ser percebido dessa forma certamente colherá bons resultados”, afirma Renata Morais, responsável pelo marketing do aplicativo.
Segundo ela, superar esse desafio depende de um senso prático que pode ser traduzido em duas estratégias-chave: definir quais clientes atender e qual a melhor forma de suprir as necessidades deles. “As farmácias precisam definir qual a área das entregas, por exemplo, optando por atender apenas ruas próximas à loja ou o bairro todo. Depois disso, é possível adotar a maneira mais eficaz de levar o produto ao consumidor: a pé, bicicleta ou um motoboy. Vale sempre lembrar, é claro, que seguir as normas é fundamental. Hoje, a RDC 44 da Anvisa, por exemplo, determina que o entregador seja funcionário da loja”, completa.
Outro ponto de atenção é a precificação: no varejo online, é importante os produtos terem preços mais atrativos, tendo em vista que ainda há a cobrança de frete para o consumidor. Em meio à definição dessas estratégias, a companhia destaca a necessidade de as farmácias prestarem atenção no varejo físico, continuando a fornecer atendimento de alta qualidade com o máximo rigor às normas de saúde.
“O público do delivery é bastante amplo e diverso. É importante conquistá-los, sem perder de vista a fidelidade de quem já frequenta a loja física há mais tempo. Especialmente para consumidores sem acesso à internet ou afinidade com o e-commerce, essa continuará sendo uma importante via de acesso para garantir itens de primeira necessidade durante a pandemia”, finaliza Morais.