EM SETEMBRO
Demanda dos consumidores por crédito cai 21,6% no Ceará
Por Redação - Em 30/10/2023 às 12:54 AM
O crédito caro tem desestimulado os consumidores a buscarem recursos financeiros. Em setembro, a demanda dos cearenses por crédito recuou 21,6%, quarta maior queda entre as Unidades da Federação, atrás apenas do Distrito Federal (-42%), de Pernambuco (-22,7%) e do Pará (-21,8%). Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito, da Serasa Experian.
Conforme o levantamento, todos os estados registraram taxas negativas na busca por crédito, sendo a menos intensa em Santa Catarina (-1%). Na média nacional, o recuo foi de 13,7%. “A tendência é que o indicador mantenha a queda até dezembro, mas em menor escala”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
De acordo com ele, a redução da inflação e da taxa básica de juros, a Selic, ainda não surtiu efeito na economia, o que contribui para a queda geral na demanda por crédito. Outra questão é que o spread bancário e as taxas de empréstimo estão maiores do que no ano passado, encarecendo o crédito e desencorajando os consumidores a buscarem por recurso financeiro”, avalia.