
ANO PROMISSOR
Demanda por crédito no Brasil cresce 5% em janeiro
Por Redação - Em 10/03/2025 às 10:37 AM

O setor de serviços se destacou em janeiro de 2025, com um crescimento de 73% na procura por crédito em comparação com igual mês de 2024. FOTO: Agência Brasil
A procura por financiamento no Brasil registrou um aumento significativo em janeiro de 2025, conforme aponta o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que subiu 5% em relação a dezembro de 2024 e 22% quando comparado com igual mês do ano anterior. O crescimento anual é o maior desde maio de 2022, quando a demanda por crédito aumentou 29%.
A líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech, Natália Heimann, afirma que este é o início de ano mais promissor para o setor de crédito no Brasil desde 2022. Ela destaca que, historicamente, janeiro é um mês mais cauteloso para os consumidores, que costumam organizar suas finanças para o ano. No entanto, o crescimento superior a 20% no INDC é uma indicação positiva para as empresas de crédito.
Além disso, o setor de serviços se destacou em janeiro de 2025, com um crescimento de 73% na procura por crédito em comparação ao mesmo mês de 2024. Esse segmento inclui empresas de energia, telefonia, aplicativos de locação, entre outros serviços não financeiros. Desde o início da sequência de crescimento da demanda por crédito, em outubro de 2024, os serviços têm ocupado um papel mais proeminente, superando o comércio.
O varejo também apresentou um bom desempenho, com o INDC do setor crescendo 31% em janeiro em relação ao ano passado, após um longo período de resultados negativos desde julho de 2023. Já os bancos e outras instituições financeiras tiveram um aumento mais modesto de 2%.
Em comparação com dezembro de 2024, a demanda por crédito foi maior no varejo, que registrou um aumento de 42% em janeiro. O setor de serviços também se destacou com alta de 30%, enquanto o segmento bancário e de financeiras teve uma queda de 50%.
Mais notícias


Carro premium
