Deputados questionam alta de preços das passagens aéreas
Por Admin - Em 02/11/2017 às 3:40 PM
Diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foram questionados sobre a recente elevação de preços das passagens aéreas no Brasil, após a agência liberar a cobrança de bagagens despachadas. Isso aconteceu durante audiência pública realizada, esta semana, na Câmara dos Deputados. Os parlamentares destacaram que o preço das passagens aumentou, em média, 35,9% em junho. E em setembro teve ainda alta de 16,9%, conforme mostrou estudo do IBGE e da Fundação Getúlio Vargas.
O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) lembrou que o consumidor foi prejudicado duas vezes: ao perder o direito de despachar bagagem sem pagar taxa extra e ao ter de custear os reajustes das passagens nos últimos meses. Afinal, todos imaginavam que ao permitir a venda de passagens que não dão direito a despachar bagagens, os valores cobrados deveriam ser reduzidos.
A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, prometeu investigar a pesquisa da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) que apontou queda de preços das passagens, divergindo dos levantamentos feitos por outras instituições. Já o superintendente de acompanhamento de Serviços Aéreos da Anac, Ricardo Catanant, admitiu que houve forte elevação de preços das passagens aéreas em junho e setembro, conforme atesta a pesquisa do IBGE/FGV, mas alegou se tratar apenas de efeito da “sazonalidade”.
Usuários imaginavam que, ao cobrar pelo despacho de bagagens, o custo das passagens seria reduzido
Fotos: Divulgação