ENERGIA EM PAUTA
Desafios e modernização do setor elétrico serão discutidos durante evento na FIEC
Por Marcelo - Em 22/04/2022 às 12:20 PM
O Sindienergia-CE, com o apoio do Sistema FIEC e do Sebrae Ceará, realiza, na próxima segunda-feira (25), o 16° Energia em Pauta. O evento dará continuidade ao formato interativo e moderno da última edição e seguirá o propósito de abordar uma temática bastante atual e relevante: os desafios e a modernização do setor elétrico. A discussão será transmitida ao vivo, direto do Observatório da Indústria da FIEC, para o público interessado, por meio do canal do Sindienergia no YouTube.
Grandes nomes do setor energético, ligados ao setor elétrico, participarão dos debates. Como palestrante, Ricardo Costa, secretário de Assuntos Técnicos do Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel), presidente e sócio fundador da GDSolar Holding. Os debatedores serão Joaquim Rolim, coordenador de Energia na FIEC e presidente da Câmara Setorial de Energias da Adece, e Adão Linhares, secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra). Na moderação, Jurandir Picanço, consultor de Energia da FIEC.
Atualmente, o Brasil vive um movimento muito intenso em torno da modernização do seu setor elétrico, com inúmeros desafios a serem superados. O Projeto de Lei 414/21, por exemplo, já aprovado no Senado e tramitando na Câmara dos Deputados, muda as regras de funcionamento do setor e amplia o acesso ao mercado livre de energia elétrica para todos os consumidores, inclusive os de baixa tensão (residenciais).
Com a medida, os consumidores atendidos pelas distribuidoras poderão contratar energia de outros fornecedores, através de contratos bilaterais. Hoje o mercado livre é restrito aos grandes consumidores de energia, como as indústrias. Os demais compõem o chamado mercado cativo. A expectativa do setor é que o projeto seja votado ainda no primeiro semestre deste ano. Os interessados em acompanhar a discussão do 16° Energia em Pauta devem realizar a inscrição por meio do link https://bit.ly/energiaempauta16, disponível também no perfil do Sindienergia-CE no Instagram (@sindienergiaceara).