TRABALHANDO
Dia da Indústria é marcado pela união no combate à pandemia de coronavírus
Por Marcelo - Em 25/05/2020 às 4:32 PM
O Dia da Indústria é comemorado nesta segunda-feira (25), uma justa homenagem ao empresário e um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Roberto Simonsen. E, devido à pandemia de coronavírus, as comemorações não poderão, ao menos por enquanto, ocorrer com toda a pompa e alegria devidas. Mas o setor industrial segue unido e trabalhando para garantir o desenvolvimento do Ceará.
Entretanto, as indústrias do Ceará e a FIEC estão realizando um trabalho magnífico, sob a regência do presidente Ricardo Cavalcante, no que diz respeito a ações de apoio às autoridades governamentais no enfrentamento à disseminação da Covid-19 em todo o Estado.
Isso porque já foram doadas mais de 25 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social; milhares de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais que estão na linha de frente no combate à doença.
Além disso, as equipes do Senai-CE estão realizando a manutenção de respiradores artificiais, produzindo máscaras de proteção facial (face shield) e, inclusive, desenvolveram um protótipo de ventilador mecânico com um custo muito inferior aos equipamentos que estão disponíveis no mercado e um capacete de ventilação assistida.
Afinal, conforme assinalou o presidente da entidade, no último dia 12, quando a FIEC completou seus 70 anos de existência, sua missão maior nunca foi desviada. “Fortalecer a indústria e incentivar o desenvolvimento socioeconômico do Ceará”, ressaltou Ricardo Cavalcante.
História
Na década de 1930, Roberto Simonsen desempenhou papel fundamental para a consolidação do parque industrial brasileiro. Enquanto o mundo mergulhava na Segunda Guerra Mundial, no período de 1938 a 1945, com a ajuda de Simonsen o Brasil começou a fabricar produtos que tinham de ser importados da Europa e da América do Norte.
Simonsen faleceu em 25 de maio de 1948. Em sua memória, a data foi transformada no Dia da Indústria, que sempre é comemorada com uma glamorosa festa, durante a qual é entregue a Medalha do Mérito Industrial, a empresários e autoridades que contribuíram para o desenvolvimento industrial do Ceará.