aponta fecomércio-ce

Dia dos Namorados deve movimentar R$ 210 milhões no comércio de Fortaleza

Por Redação - Em 09/06/2023 às 11:47 AM

Loja De Roupas VestuÁrio

Os itens de vestuário e acessórios lideram a preferência do consumidor para a data, seguidos por perfumaria e cosméticos

Considerada a sexta melhor data para o comércio, o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, deve girar cerca de R$ 210 milhões no comércio de Fortaleza, entre compra de presentes e comemorações. A estimativa consta em uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio-CE.

Conforme o IPDC, 41,1% dos consumidores da Capital cearense irão às compras no Dia dos Namorados, com predomínio dos consumidores do sexo masculino (48,8%), do grupo com idade entre 21 e 35 anos (48,2%) e do estrato com renda média mensal entre cinco e dez salários-mínimos (62,2%).

A pesquisa também mostra que 46,7% dos entrevistados pretendem comemorar a data, gerando impacto significativo para o setor de serviços, principalmente em restaurantes (31,1% dos entrevistados relataram intenção do uso do serviço de refeição fora do domicílio), barracas de praia e clubes (17,7%) e cinemas (5,1%).

Neste ano, o consumidor pretende gastar, em média, R$ 290 com as compras de presentes, com maior potencial de consumo no grupo dos consumidores do sexo masculino (com gasto médio total de R$ 331), do estrato com idade acima de 36 anos (R$ 306) e com renda média mensal familiar entre cinco e dez salários-mínimos (R$ 326).

Quanto à forma de pagamento, há o predomínio da intenção de pagamento à vista (com dinheiro, PIX ou cartão de débito), com 56,3% das respostas, seguido do uso do cartão de crédito (43,6%).

Produtos

Os itens de vestuário e acessórios lideram a preferência dos consumidores (30,4%), seguidos por perfumaria e cosméticos (21,9%), bombons, chocolates e trufas (10,8%), sapatos, cintos e bolsas (10%) e flores (9,2%).

Comércio eletrônico

O comércio eletrônico foi citado por 11,8% dos entrevistados, com procura por calçados, artigos de vestuário, livros, cosméticos e itens de perfumaria. O perfil do consumidor desse canal mostra preponderância do grupo do sexo masculino (13,6% de intenção de compra pelos canais digitais), do estrato com idade até 20 anos (15,4%) e com renda familiar mensal acima de dez salários mínimos (33,4%).

Locais de compras

Conforme a pesquisa, os shopping centers foram citados por 50,1% dos entrevistados como os locais preferidos para comprar presentes para a data. Em seguida, aparecem centros comerciais (19,1%) e lojas de rua (17%).Apesar de a maior parte (46,4%) dos consumidores não possuir data específica para as compras, parcela expressiva da movimentação poderá ser observada nos últimos dias da semana, com o sábado (32,1%), domingo (10,2%) e sexta-feira (8,7%).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business