QUEDA DE 5%

Dinheiro curto no fim do mês limita consumo e derruba vendas na Páscoa

Por Redação - Em 02/04/2024 às 12:01 AM

Chocolate, Caixa De Chocolate, Loja De Chocolate Foto Freepik

Nas chocolaterias, contudo, o avanço das vendas chegou a 4% FOTO: Freepik

As vendas do varejo brasileiro na Páscoa de 2024 recuaram 5% em relação às comemorações do período em 2023. A informação é do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta segunda-feira (1º). Conforme a Cielo, a queda nas vendas está relacionada aos efeitos do calendário, uma vez que, neste ano, a Páscoa ocorreu no final do mês, quando os recursos das famílias são mais escassos.

O vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, reforça o peso do calendário para o êxito das vendas do varejo, lembrando que, em 2023, o período da Páscoa foi diferente. “No ano passado, a Páscoa caiu no início do mês, período em que o comércio está mais aquecido por causa dos depósitos dos salários”, afirmou.

Conforme a Cielo, o ICVA mediu as vendas realizadas pelo varejo entre os dias 25 e 31 de março deste ano e comparou os resultados com os alcançados na semana da Páscoa de 2023, que ocorreu entre 3 e 9 de abril.

As vendas no setor de Supermercados e Hipermercados caíram 3,9% no período. Nas chocolaterias, contudo, o avanço das vendas chegou a 4%.

O ICVA é calculado pela Cielo com base nas vendas de 18 setores mapeados pela companhia, com lojistas de todos os portes. Os dados respondem por mais de 870 mil varejistas ligados à companhia.

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