TRABALHO RECONHECIDO
Diretor da FIEC Edgar Gadelha recebe o prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa
Por Marcelo - Em 05/06/2023 às 8:40 PM
O diretor Financeiro da Federação das Indústrias do Estado Ceará (FIEC), Edgar Gadelha, recebeu, nesta segunda-feira (5), o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa do Governo do Estado do Ceará. A cerimônia contou com a entrega de medalha e certificado das mãos do governador Elmano de Freitas e contou com a presença do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. O momento também celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Estadual da Carnaúba.
Também estiveram na solenidade a titular da Sema, Vilma Freire; o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; os ex-presidentes da FIEC, Beto Studart, Roberto Macêdo e Fernando Cirino; a vice-presidente da FIEC e secretária de Relações Internacionais do Governo do Estado, Roseane de Medeiros; o Secretário de Estado do Trabalho, Vladyson Viana; o Superintendente Estadual do Banco do Brasil, Alan Trancoso; dentre outras autoridades e convidados.
Premiação
Durante o discurso, Edgar Gadelha relembrou o impacto dos conceitos de sustentabilidade para o desenvolvimento da própria carreira, contando momentos ainda como estagiário da empresa SC Jonhson. O diretor Financeiro da FIEC ainda ressaltou a importância do alinhamento das pautas de desenvolvimento econômico e proteção ambiental, para gerar um ambiente de negócios sustentável.
“Eu queria primeiro agradecer por esse prêmio. Acho que a gente tem de fazer o nosso papel como cidadão. As empresas recolhem impostos, muitas vezes são até prejudicadas demais, mas isso não impede que elas tenham a sua responsabilidade social. O ESG não é um modismo. Nenhuma empresa, hoje, vai crescer se não for sustentável. É nossa função como cidadão e empresário ajudar os governos, então só tenho a agradecer, e acho até esse prêmio é mais da Associação Caatinga do que meu”, afirma Edgar Gadelha.
A trajetória de trabalho e de vida de Edgar Gadelha foi celebrada pelo governador cearense. “Tenho a convicção que você, Edgar, leva esse prêmio por tudo que fez e por ter uma vida dedicada ao assunto. Não é uma ação isolada. São anos e anos trabalhando. Você é chamado ambientalista pelos industriais não porque você fala ou por discurso, mas porque faz e leva esse prêmio pelas suas ações. Eu não tenho nenhuma dúvida que o Edgar colaborou muito, mas sei que ainda pode colaborar ainda mais com o Ceará”, ressalta Elmano de Freitas.
O presidente Ricardo Cavalcante destacou a iniciativa dos empresários do Estado em atualizar suas demandas por uma economia mais sustentável. “Nós da Federação nos sentimos muito honrados que o maior prêmio de meio ambiente entregue pelo governador tenha sido ao Edgar, que tão bem nos representa. Ele é um industrial ambientalista e um ambientalista industrial. Estamos vivendo um mundo novo, de ESG, das ODSs, e que a indústria vem mostrando isso. Já temos 27 empresas cadastradas no nosso Núcleo ESG para receber o Selo ESG-FIEC, o que mostra que as indústrias do Ceará estão pensando diferente”, destaca.