ECONOMIA EM PAUTA
Diretoria da ACE debate redução de ICMS e Reforma Tributária no Sebrae Ceará
Por Marcelo - Em 28/02/2024 às 5:43 PM
O presidente da Academia Cearense de Economia (ACE), Lauro Chaves Neto, comandou o primeiro de uma série de encontros de diretoria que ocorrerão durante todo o ano, para discutir temas relacionados à economia local, regional e brasileira. A programação será realizada mensalmente e faz parte de uma parceria com o Sebrae Ceará, onde foi realizado o evento. O tema central do debate foi ‘Reforma Tributária e redução do ICMS’. “Em cada um destes encontros, um dos economistas integrantes da entidade apresentará um tema para ser discutido com os demais acadêmicos”, afirma.
O dirigente ressaltou que foi discutido o que já foi feito e o que ainda falta fazer. “É importante reforçar que o passo dado na Reforma Tributária até agora é um grande avanço, pois traz no seu bojo uma simplificação através do IVA Dual. Ficaram pendentes e isso é um problema para o futuro, toda toda definição e a regulamentação de como esta reforma será implantada na fase de transição. Para nós, do Ceará, é um ponto de interrogação as questões do desenvolvimento regional, incentivos fiscais, pois tudo ainda será regulamentado”, explica.
E ressalta que os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste precisam estar politicamente unidos, para poderem defender a bandeira da redução das desigualdades regionais e sociais. Para as empresas, a simplificação tributária ajuda muito na gestão financeira, redução do tempo para a administração tributária. Mas existe uma incógnita sobre as alíquotas que serão aplicadas, impostos adicionais, e tudo isso gera uma incerteza no mercado financeiro. Para o cenário econômico, o que foi aprovado da Reforma Tributária é muito positivo. Mas o que ainda falta ser aprovado exigirá um grande esforço de pequenos e grandes empresários para que seja aprovado de uma maneira mais racional. Temos não só que simplificar, mas também reduzir a nossa carga tributária, para aumentar a competitividade da economia brasileira”, ressalta Lauro Chaves
Relevância
O superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, também participou do evento e destacou a importância dos encontros para a reflexão em torno da temática do desenvolvimento econômico. “A Academia pode dar uma contribuição significativa no debate público sobre o papel dos pequenos negócios para a economia brasileira e para a geração de emprego e renda no País”.
A reunião contou ainda com a palestra do tributarista e acadêmico Sérgio Silveira de Melo, que falou sobre ‘Reforma Tributária e redução do ICMS’. Para o economista Célio Fernando, responsável pela programação de debates da Academia, a ideia é que esses encontros possam ajudar na construção de soluções e na apresentação de propostas plurais em torno de temas econômicos da atualidade.
“Em um mundo cada vez mais polarizado, a Academia pretende, com estes encontros mensais, trazer uma pluralidade de visões sobre a economia local, regional e global, pois aqui temos 20 acadêmicos com ideias, visões, formações e experiências diferentes”, destaca Célio Fernando.
Criado em 2022, o colegiado reúne 20 acadêmicos com trajetórias de grande contribuição para a economia do Ceará e histórico de colaboração com os setores público e privado, em áreas como pesquisa, docência, planejamento e gestão.