DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Domingos Filho assume SDE com desafios relevantes e expectativa do empresariado
Por Marcelo - Em 27/12/2024 às 2:18 PM
A chegada de Domingos Filho à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará é recebida com otimismo pelo setor produtivo. Ex-vice-governador e atual presidente do PSD no Estado, Domingos Filho carrega uma bagagem política robusta, que reforça as expectativas de continuidade e ampliação da parceria estratégica entre o poder público e a iniciativa privada – um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico do cearense.
A escolha de Domingos Filho pelo governador Elmano de Freitas também reflete uma visão estratégica com perspectivas ao futuro político do Estado. Sua experiência consolidada no setor público e capacidade de articulação o posiciona como uma peça-chave no painel eleitoral de 2026, quando será definido o próximo ocupante do Palácio da Abolição para o período até 2030.
Lideranças empresariais como Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e Amílcar Silveira, à frente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), destacaram o legado do antecessor, deputado estadual Salmito Filho. Ambos ressaltam a necessidade de o novo titular da SDE manter um canal de diálogo aberto e transparente com o setor produtivo, além de atuação ativa na captação de novos investimentos.
Com sua reputação de liderança política, Domingos Filho tende a fortalecer ainda mais o alinhamento entre o Executivo estadual e a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), consolidando o apoio ao governador Elmano de Freitas. Entretanto, sua missão inclui desafios de alta complexidade: ampliar a interlocução com grandes grupos empresariais nacionais e internacionais, além de garantir investimentos estratégicos para diversos setores como: energias renováveis, indústria automotiva, produção de Hidrogênio Verde, agricultura e pecuária.
Entre as demandas mais urgentes estão a expansão do Porto do Pecém – essencial para atender à futura demanda do Hub de Hidrogênio Verde; a migração da tancagem do Porto do Mucuripe para o Complexo do Pecém; o avanço da Ferrovia Transnordestina, e o fortalecimento da parceria com o Porto de Roterdã, porta de entrada para o mercado da União Europeia. A condução dessas pautas exigirá uma gestão articulada, transparente e sintonizada com as necessidades globais.
A trajetória de Domingos Filho confere-lhe complemento para navegar pelas complexidades desses desafios. Com habilidade e visão estratégica, espera-se que ele desempenhe um papel central na consolidação do Ceará como referência em desenvolvimento econômico sustentável e em inovação, que ajudem o Ceará a protagonizar um novo ciclo de expansão no Nordeste.