
Estado do Ceará
Eduardo Bismarck celebra conquistas nos primeiros 100 dias à frente do turismo
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 02/04/2025 às 5:11 PM

Eduardo Bismarck comanda a Secretaria de Turismo do Ceará desde janeiro de 2025
Nos 100 primeiros dias de gestão, o secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, destaca o esforço contínuo para atrair cada vez mais turistas ao estado. À frente da pasta desde janeiro de 2025, a convite do governador Elmano de Freitas, Bismarck tem focado em aumentar o fluxo de visitantes, tanto por terra quanto por via aérea, com destaque para as negociações com companhias aéreas nacionais e internacionais.
Uma das principais ações foi a participação na Roads Américas, uma bolsa de negociações de rotas, onde foram firmadas parcerias importantes, como a que resultou no novo voo da Iberia ligando Fortaleza a Madri (Espanha). Além disso, foram anunciadas novas rotas internacionais da LATAM, conectando a capital cearense a Lisboa (Portugal) e Cayenne (Guiana Francesa).
“Destacando a importância desses três novos voos, o voo da LATAM para Lisboa representa uma alternativa crucial para a Europa, partindo diretamente do Ceará. O voo para Cayenne é significativo porque posiciona o Ceará como um destino de compras atrativo para o Caribe, abrangendo desde lojas de alto luxo até confecções em shoppings populares. Já o voo da Iberia abre uma porta gigantesca para o estado, pois a Iberia faz parte do grupo IAG, que possui sete companhias aéreas e mais de 600 aviões operando globalmente. Isso nos conecta não apenas à Espanha, mas também a mercados importantes como o Reino Unido, Leste Europeu, África e Ásia. Portanto, é um grande avanço para o Ceará,” avalia Bismarck.
Ações de marketing
Ao mesmo tempo, o secretário destaca a importância de fortalecer as estratégias de marketing, investindo na participação em feiras e roadshows, estabelecendo encontros com operadoras e agências de viagem no mundo inteiro para promover o destino Ceará. “A expectativa é que essas ações resultem em um aumento significativo no número de turistas nos próximos anos, consolidando o Ceará como um destino de destaque no cenário internacional”, afirma.
Conforme o titular da Setur, só em 2025, o Ceará já participou de pelo menos seis ou sete feiras internacionais de grande relevância, como a FITUR em Madri, a feira de Rotterdam na Holanda, a IMAX em Frankfurt e a BTL em Lisboa, entre outras.
“Recentemente, também realizamos duas ações paralelas: um roadshow com operadoras em Córdoba, Buenos Aires e Santiago, além de uma feira em Barcelona. Simultaneamente, estamos implementando campanhas publicitárias em todos esses mercados importantes que mencionei. No Brasil, destaco especialmente as campanhas direcionadas ao interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo”, complementa Bismarck.
Mercado doméstico
Em relação ao mercado doméstico, o secretário destaca um aumento significativo nas reservas provenientes de outros estados. “Ampliamos a malha aérea com a LATAM e estamos buscando expandi-la ainda mais com as demais companhias aéreas, como Gol e Azul. Além disso, estamos em diálogo com médias e grandes operadoras, além de trazer influenciadores digitais e empresas especializadas. A expectativa é que, com essas parcerias, tenhamos um aumento no fluxo de passageiros no segundo semestre, impulsionado por novos voos que serão bastante positivos para a temporada de ventos e o nosso verão,” explica Bismarck.
Expectativas para 2025
Ainda de acordo com ele, há grandes expectativas para o futuro do turismo cearense. “Pretendemos aumentar o número de turistas em 2025 com as novas rotas aéreas e estratégias de marketing. Portanto, a previsão é de um crescimento significativo no fluxo de visitantes, consolidando o Ceará como um dos principais destinos turísticos globais, oferecendo mais opções de voos e melhorando a infraestrutura para receber os visitantes”.
Mais notícias


REUNIÃO DE MINISTROS
