TRANSFERÊNCIA DE BENEFÍCIOS

Elmano, Alckmin e Cid Gomes debatem temas sobre o polo automotivo no Ceará

Por Marcelo Cabral - Em 07/02/2025 às 1:12 PM

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, reuniu-se nesta sexta-feira (7) com o vice-presidente da República e titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin e o senador Cid Gomes, para tratar de questões estratégicas relacionadas ao Polo Automotivo Multimarcas de Horizonte. O empreendimento, que será instalado nas instalações da antiga fábrica da Troller, desativada pela Ford em outubro de 2021, terá foco na produção de veículos híbridos e elétricos, consolidando o Ceará como um dos protagonistas da indústria automotiva sustentável no Brasil.

Cid Gomes, Geraldo Alckmin e Elmano de Freitas no Palácio da Abolição

Durante o encontro, foram discutidas questões tributárias essenciais para viabilizar os investimentos no polo, que prevê um aporte inicial de R$ 400 milhões, a geração de aproximadamente 9 mil empregos e a produção anual de 40 mil veículos. O governador destacou a importância da análise do MDIC para garantir a transferência dos incentivos fiscais anteriormente concedidos à fábrica da Ford para a Comerc Export, empresa responsável pelo novo projeto industrial.

“Estamos aguardando a análise do MDIC no que diz respeito à transferência de benefícios da antiga fábrica da Ford (Troller) em Horizonte para a empresa que apresentou o projeto, a Comerc Export, para termos a produção de veículos no Estado”, afirmou Elmano de Freitas.

Acordo firmado

O governador ressaltou ainda que a definição dessa questão é o único entrave para a concretização do acordo já firmado com a Comerc Export. “Colocamos que a única coisa que a empresa aguarda é a transferência desse benefício para que o acordo que já temos com ela possa ser imediatamente executado, iniciando a instalação do polo e fabricação de veículos no Ceará. Ele se comprometeu conosco em definir isso com celeridade. Vamos aguardar para que nos próximos dias tenhamos uma decisão que é muito importante para a instalação de um polo automobilístico aqui no Estado do Ceará”, completa.

Além da implantação do polo automotivo em Horizonte, a reunião também abordou projetos de grande impacto para o desenvolvimento econômico do Estado, incluindo a construção de data centers e a implementação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, iniciativas que reforçam a vocação do Ceará para inovação e sustentabilidade.

O vice-presidente enfatizou o bom desempenho econômico do Brasil em 2024, que impulsionou o setor industrial, beneficiando diretamente estados como o Ceará. “Tivemos um bom ano. Nosso Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,5%, o desemprego caiu, o salário mínimo teve ganho real. No ano passado, a venda de veículos cresceu 2% no mundo, enquanto no Brasil essa expansão chegou a 14,1%, devido à melhora da renda da população, do emprego e do marco de garantia, que tornou o crédito mais acessível e barato. Isso impulsionou a indústria automotiva brasileira. E a reforma tributária também contribuirá para isso”, conclui.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business