APOIO AO AGRONEGÓCIO

Elmano avança na desburocratização e incentivo à expansão da carcinicultura

Por Marcelo Cabral - Em 16/12/2024 às 3:08 PM

O governador Elmano de Freitas tem realizado uma administração com foco no desenvolvimento econômico do Ceará, com o objetivo de garantir emprego e renda para a população, de maneira ágil e eficiente. Uma de suas ações é a desburocratização do agronegócio, principalmente em relação aos produtores de camarão instalados no território cearense.

Amílcar Silveira salientou os esforços do governador Elmano e sua equipe

Esses esforços foram reconhecidos pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, em uma mensagem publicada nas suas redes sociais. O principal deles é facilitar a instalação de pequenas fazendas de criação do crustáceo, por meio de um trabalho mais célere da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), na liberação de licenças para pequenos carcinicultores cearenses.

Ao lado de Luiz Paulo Sampaio, presidente da Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC), Amílcar Silveira fez um agradecimento especial. “Estamos aqui para agradecer ao governador Elmano de Freitas e ao superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, além do secretário Salmito Filho (SDE). Queremos regularizar e criar oportunidades para produtores rurais e o de camarão é um deles. Passamos de 111 licenças ambientais em 2023, para 491 este ano, um aumento exponencial”, afirma.

Ele ressalta que os pequenos carcinicultores precisam é de oportunidades, inclusive, há mais de 600 desses criadores que agora poderão realizar empréstimos bancários para a aquisição de equipamentos e ampliação da produtividade. A pedido da APCC e dos criadores, foi obtida a simplificação da outorga d’água, que demorava até 211 dias e passou para cerca de sete.

Regularização

“É isso que precisamos fazer, ajudar o empreendedor, nesse caso o produtor de camarão a se regularizarem e poderem ganhar dinheiro, gerando emprego e renda no interior do Ceará. O camarão já está, inclusive sendo produzido lá no sertão. E ele tem de ganhar o mundo e, principalmente, a Europa. Por isso queremos agradecer ao governador Elmano, o Carlos Alberto e o Salmito Filho aos produtores de camarão, porque em 2025 vamos crescer muito mais”, completa Amílcar Silveira.

Atualmente, o Ceará conta com 2.036 propriedades rurais dedicadas à produção de camarão. Nenhum produtor rural quer operar fora da legalidade; ao contrário, todos querem atuar em conformidade com a lei. Com a regularização, esses produtores rurais agora podem acessar linhas de crédito em instituições como o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil (BB), fortalecendo suas atividades e contribuindo para o crescimento econômico do Ceará.

A desburocratização conduzida pelo governo Elmano de Freitas não apenas impulsiona a carcinicultura, um dos segmentos mais dinâmicos do agro cearense, como também reforça a importância do diálogo entre o poder público e os setores produtivos. Essa postura demonstra que uma gestão eficiente e responsável acaba trazendo progresso e legalidade para o campo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business